A experiência de consumo vem se tornando cada vez mais importante na área de vendas. Se antes bastava um serviço de qualidade a preço justo, hoje é necessário proporcionar a melhor experiência de consumo possível ao cliente, a fim de garantir bom posicionamento no mercado e a fidelização dos compradores. Essa perspectiva, que tem por objetivo impactar de forma positiva o consumidor, se trata de processo que deve ser levado em conta durante todo o trâmite da compra: desde o início até o pós-venda.

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Essa estratégia vem se tornando cada vez mais fundamental para uma empresa que deseja obter sucesso. Quer saber como melhorar a experiência de seus consumidores? Veja aqui algumas dicas!

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Comunique-se adequadamente

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É extremamente importante que uma empresa saiba se comunicar com seus clientes para gerar uma experiência de consumo positiva. Essa comunicação abrange diversas áreas do negócio. Por exemplo: é preciso que a comunicação da equipe que trabalha no local seja eficaz para que criem novas táticas de marketing a fim de atrair novos clientes.

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Além disso, a forma como a empresa se comunica com os clientes online vem se tornando mais e mais importante a cada dia. Estabeleça uma linguagem padrão para se comunicar com consumidores em potencial (na internet, tende-se a investir na linguagem informal), faça postagens que tenham o potencial para se tornarem virais, e, assim, melhorará e expandirá a experiência do cliente.

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Estude seu público

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Não devemos esquecer que o processo de vendas é, muitas vezes, ligado ao emocional do cliente. Quando a empresa sabe com quem está lidando, é possível gerar uma gratificação emocional melhor para ele.

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Saber quem é seu público é um passo essencial para otimizar a sua experiência de consumo. Trace um perfil de seu público-alvo, com idade, características, preferências, e assim ficará bem mais simples de dialogar com ele. Uma boa estratégia é estudar, também, o que levou o consumidor a efetuar a compra na sua empresa, o caminho que percorreu.

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Dessa forma, é possível fazer um mapeamento de sua jornada de consumo, podendo-se analisar quais são os melhores momentos para pedir feedback ou lembrá-lo da transação.

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Prepare a sua equipe

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Uma equipe bem treinada saberá como atender de forma muito mais eficaz seus clientes. Por essa razão, uma ótima pedida é contratar funcionários que tenham desenvoltura para lidar com o público e investir em cursos ou reuniões que tenham como enfoque melhorar a experiência de consumo de sua clientela.

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É conveniente, ainda, fixar metas realistas e manter seus funcionários motivados. Trabalhe sempre com colaboradores que tenham o mesmo foco que a empresa, ou seja, que querem vê-la crescer. Não adianta muita coisa empregar profissionais desinteressados ou que não atendam bem o seu público. Lembre-se: o engajamento do time que trabalha no negócio é essencial para seu sucesso.

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Use a internet

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Hoje, é praticamente impossível para uma empresa entrar e se manter no mercado se ela não tiver uma presença online eficaz. Não se esqueça que a grande maioria das pessoas procura por produtos ou informações na internet, então não perca essa chance de poder proporcionar uma boa experiência para seu cliente em potencial.

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Uma boa foto de sua mercadoria postada no Facebook pode ser compartilhada por diversas pessoas, o que, com certeza, irá atrair novos clientes ao seu negócio. Mas não é apenas isso: é importante, também, estar preparado para responder críticas e dúvidas daqueles que já são clientes do seu empreendimento.

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O ideal é ter uma pequena equipe que tome conta desta área, sendo encarregada de responder dúvidas e fazer postagens frequentes sobre os produtos da empresa. Invista em redes sociais como Facebook, Twitter e Instagram, além do Snapchat e Pinterest.

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Demonstre interesse pelo cliente

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Por mais clichê que essa dica pareça, é verdade. Atualmente, o consumidor está muito mais interessado em criar vínculos com uma empresa do que antigamente. No passado, a estratégia que a maioria dos negócios adotava era vender o máximo de produtos possíveis em uma só compra. Agora, o ideal é criar um vínculo com o cliente para que, assim, ele volte futuramente à empresa.

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Como fazer isso? Procure mostrar interesse naquilo que o consumidor fala, saber quais são suas expectativas de consumo (e como supri-las). Tenha uma atitude positiva e aberta com o cliente, faça-o se sentir bem-vindo ao seu negócio. Quem não conta para seus amigos quando tem uma experiência legal em alguma empresa? Adotando essa atitude, além de fidelizar a clientela, a marca poderá expandir o famoso marketing boca a boca.

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Invista nas suas embalagens

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Hoje em dia, para uma empresa se destacar ela deve ir além do esperado pelo cliente. Nada como um mimo para que seu cliente se sinta especial, não é mesmo? Embalagens de boa qualidade e com design personalizado mostram ao consumidor o quanto ele é valorizado pela empresa. Um bom embrulho causa uma impressão muito mais positiva no cliente do que um pacote chapado, sem vida.

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Por essa razão, uma ótima dica é criar parcerias com marcas especializadas em vistosas e eficientes embalagens — para que, juntos, possam produzir uma ótima impressão.

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Saiba quais são os valores de sua marca

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Uma boa ideia é ter uma lista com diretrizes sobre a empresa. Em qual público ela se foca? Qual a maneira mais eficaz de refletir tais valores? Use esse documento como um termômetro para guiar as atitudes da equipe da empresa e, assim, gerar uma melhor experiência de consumo para o cliente.

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Algumas empresas, ainda, divulgam esses dados em suas páginas na internet, o que é bem interessante para conquistar uma identificação do público com a marca. Como falamos, a experiência do cliente não está apenas na venda em si, não é mesmo?

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Esteja preparado para receber críticas

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É necessário estar preparado para receber críticas negativas ao seu negócio. O ideal, inclusive, é que o feedback seja incentivado dentro da própria companhia. Veja esta atitude como uma forma de melhorar sua empresa e, no futuro, aprimorar o atendimento.

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Faça pesquisas de opinião não apenas entre os clientes, mas também entre as companhias parceiras e os funcionários da empresa, pois apenas assim saberá se todos ainda possuem o mesmo foco que a marca.

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Percebeu como a experiência de consumo pode garantir o sucesso de uma empresa? Com essas dicas é muito mais fácil aperfeiçoar a experiência de seus clientes. Deixe aqui nos comentários quais estratégias adota em seu negócio!