Todo negócio que trabalha com produtos físicos precisa de embalagem e não tem como escapar delas. As sacolas personalizadas ocupam um volume importante dentro desses itens. Elas estão presentes desde a mercearia do bairro a grandes lojas de departamentos.

Em meio a tanta concorrência, como se destacar? Se você tem essa dúvida, nós trazemos a resposta: investindo na personalização de embalagens para atrair e fidelizar clientes. Combinada com outras estratégias de marketing, essa ação pode produzir ótimos resultados.

Para entender um pouco mais sobre esse universo, preparamos um guia completo para esclarecer vários pontos cruciais no desenvolvimento de sacolas personalizadas e como elas podem fazer a diferença para a sua empresa. Vamos conferir?

1. A importância da embalagem para o seu negócio

As empresas de comunicação investem pesado em estudos de motivação de clientes, testes de cor, efeitos psicológicos e assim por diante, com a intenção de verificar como as pessoas reagem às embalagens.

Na indústria gráfica, a pesquisa também é constante, buscando novos materiais, técnicas de impressão e efeitos que vão aumentar a eficiência das embalagens, melhorar o processo de produção e diminuir os custos.

Todo esse investimento se justifica pela importância da embalagem no processo de venda de produtos. Ela é essencial para o bom desempenho dos negócios, pois fornece proteção, informação e divulgação da marca.

Através do contato da embalagem e experiência ao usá-la, o cliente vai atribuir, ou não, conceitos de qualidade, profissionalismo e segurança à sua empresa. Mesmo que esse processo não aconteça de forma consciente, essas impressões vão sendo registradas e ajudam a formar a imagem da marca.

2. Fortalece a sua marca e seus valores

Investir na identidade visual da empresa é uma das melhores formas de consolidar sua marca e as embalagens são itens essenciais nesse desenvolvimento. Elas devem refletir, através do seu design e material, os valores e características do negócio.

As sacolas personalizadas permitem que a marca seja levada muito além do ponto de venda. Elas devem estar em harmonia com a identidade visual, respeitando os padrões gráficos, de uso de logotipo, de cores, com textos e fontes bem legíveis.

Isso não quer dizer que sua sacola precise ter sempre a mesma cara, pelo contrário! É possível usar a criatividade, ousar e surpreender o cliente adaptando as características da identidade ao uso específico.

A contratação de profissionais qualificados para a criação do layout e produção das embalagens é fundamental para obter sucesso. Tentar economizar demais nesse processo pode resultar em uma sacola com impressão ruim, mal acabada ou com desenho inadequado. Materiais assim passam uma péssima imagem da empresa, mostrando desleixo, falta de cuidado e prejudicando a credibilidade.

Por outro lado, o consumidor pode se sentir extremamente recompensado ao receber o produto que comprou numa embalagem agradável, que demonstre a atenção da empresa aos detalhes. Esse tipo de satisfação leva a uma publicidade boca a boca positiva e já é comprovado por estudos que a indicação entre consumidores é uma ótima maneira de atrair clientes.

3. É uma importante ferramenta de promoção

Uma sacola que sai da sua loja pode viajar muito longe nas mãos de um cliente. Que tal aproveitar essa jornada para divulgar promoções e eventos da sua empresa? Com os recursos tecnológicos disponíveis, você pode organizar a produção das embalagens para ter layouts diferentes durante todo o ano.

Enquanto o investimento na mídia tradicional e a compra de anúncios online geram custo extra para sua empresa, o uso das sacolas como meio de comunicação é praticamente o mesmo que você já teria para produzi-las. Essa é mais uma maneira de divulgar a sua marca de forma eficiente.

Nas trocas de estação, por exemplo, as sacolas podem divulgar uma liquidação. Sua loja vai comemorar aniversário com brindes e sorteio de prêmios? Produza embalagens com a arte da campanha! Nesses casos, cores vibrantes e textos grandes, bem contrastantes, costumam ser mais eficientes.

Para o dia dos namorados, embalagens com motivos românticos ou declarações de amor! No Dia das mães, imagens com toque bem feminino e mensagens de homenagem ficam perfeitas. Quando chega a época do Natal, as sacolas personalizadas servem como embrulho e são por si só um presente. Deu para entender o raciocínio, não é?

Sabemos que dificilmente seu negócio vai ter a necessidade de trabalhar todas as datas comemorativas. O truque aqui é conhecer quais as mais importantes para as vendas do seu ramo de atuação e planejar o que pode ser atendido em cada uma delas. Lembrando sempre que é preciso adaptar as ações para o perfil do seu público-alvo e estilo do negócio.

4. Ajuda a atrair e fidelizar mais clientes

À medida que vão circulando pelas ruas, suas sacolas começam a ficar marcadas na mente dos consumidores. Mesmo que inconscientemente, cada pessoa que vê a cor, forma, símbolos, logotipo e material da embalagem, faz a associação com a sua marca.

No caso das empresas novas, a intenção é chamar a atenção e atrair a curiosidade das pessoas. Assim, ao passar pela vitrine da loja ou ver um anúncio de jornal, por exemplo, o potencial cliente, que já cruzou com a embalagem em algum momento, vai fazer a ligação entre as duas coisas. Esse reconhecimento é um ponto de incentivo a mais para que ele entre e conheça o seu negócio.

Mesmo as empresas já consagradas não devem menosprezar a importância da embalagem. Grandes marcas precisam manter o investimento constante nas sacolas personalizadas. Elas servem como um lembrete frequente da marca, suas características e conceitos para os consumidores. É uma maneira eficiente de se manter sempre presente na lembrança dos clientes.

Uma vez que a compra foi realizada, a embalagem pode ajudar a fidelizar clientes. Para isso, é importante que ela tenha o tamanho certo e acomode o produto com segurança. Outro ponto importante é que ela seja confortável para carregar. Assim, garantindo a satisfação completa do consumidor, aumentam as chances de que ele retorne para novas compras.

5. Melhora a experiência de consumo dos seus clientes

Cada vez mais as pessoas estão valorizando a compra consciente. Ao invés de adquirir produtos em excesso, de maneira descompromissada e quase que desesperadamente, elas buscam a aquisição de bens através de um processo mais controlado e agradável.

Isso implica no esforço maior das empresas para conhecer as necessidades desses clientes, o que eles desejam e assim garantir que todos os aspectos da relação com o consumidor sejam monitorados.

Como a embalagem pode ajudar?

A experiência de consumo é essa jornada de seu cliente com você, não apenas os pontos-chave de contato, como o momento da venda. As embalagens entram como papel determinante na construção da relação do consumidor com a marca. Uma sacola adequada ao estilo do negócio, que reflita o conceito do produto e garanta as necessidades de proteção e transporte é um ponto positivo.

É possível também aproveitar as características do público-alvo para estimular a interação. Empresas voltadas para crianças podem estampar passatempos em uma das faces das sacolas ou desenhar móbiles e quebra-cabeças com instruções para recorte.

Acrescentar tags com mensagens e espaço para personalização em sacolas para presentes, por exemplo, é um modo de mostrar ao cliente que a marca pensa nele e na sua satisfação, contemplando necessidades que vão além do que o produto oferece.

São inúmeras as opções de personalização que podem melhorar a experiência de consumo dos seus clientes e vale a pena investir nesses atributos, indo além dos fundamentos básicos das embalagens.

6. Garante a segurança no manuseio e proteção do seu produto

As funções primárias das embalagens são conter, proteger e transportar. De nada adianta investir em design, tecnologia e inovação se alguma dessas questões mais simples não forem eficientes. Nenhum cliente ficará satisfeito, por mais bela que seja a sua sacola, se ela causar danos ao produto.

As sacolas escolhidas devem ter resistência no corpo e na alça, formando um conjunto de qualidade e capaz manter o conteúdo protegido. Com a vasta disponibilidade de tamanhos, é possível analisar o seu portfólio de produtos e definir quais são os materiais e formatos que atendem as necessidades da sua empresa.

Novamente, o planejamento é a chave do sucesso na escolha das embalagens. Conhecer detalhadamente o volume de vendas de cada item, assim como os hábitos de consumo dos clientes, vai permitir que você mantenha o estoque ideal de sacolas, sem faltas ou excessos, e possa realizar as personalizações sazonais.

7. Aceita materiais diferentes

Os materiais disponíveis para a produção de sacolas personalizadas são inúmeros, assim como as variações de qualidade e tecnologia entre eles. Tantas opções podem gerar confusão na hora de escolher o que é mais indicado para a sua empresa. Por isso, é preciso ficar atento às principais características dos materiais usados e quais limitações de cada um deles oferece.

Plástico

As sacolas mais comuns do mercado são feitas de polietileno, material produzido com base em combustíveis fósseis, que são recursos não renováveis. Alguns estudos apontam que até 1 trilhão de sacolas plásticas são usadas no mundo, a cada ano.

Por esse alto impacto ambiental, o plástico tem sido visto como um grande vilão da natureza. O crescimento de uma cultura que preza pelo desenvolvimento sustentável aumenta a atenção e o cuidado no uso deste material.

Entretanto, o baixo custo de produção deste tipo de sacola acaba sendo extremamente atrativo, especialmente para alguns setores. É possível encontrar diversas espessuras de plástico, com custos bem diferentes. Algumas, mais finas e frágeis, são bastante usadas por supermercados. Outras, mais estruturadas e resistentes, ganham lugar em estabelecimentos que prezam por um serviço sofisticado.

As técnicas de personalização também variam. Enquanto as mais comuns são decoradas através de serigrafia, valorizando poucas cores e desenhos simples, algumas sacolas encorpadas já permitem a reprodução de imagens mais complexas.

Fibras sintéticas

 

Materiais como o nylon também podem ser usados na confecção de sacolas. As fibras sintéticas proporcionam maior resistência e durabilidade para embalagens, quando comparadas ao plástico. Disponível em diversas cores, esses materiais aceitam personalização, normalmente através de bordado ou serigrafia.

Sacolas feitas de nylon são ótimas opções para incentivar a reutilização. Por isso, é muito comum encontrar esse tipo de embalagem na forma de brinde, em campanhas de promoção e feiras de negócios. Elas podem ser usadas também dentro do processo interno de trabalho. Lojas que costumam oferecer produtos condicionais para o cliente levar e testar em casa podem se beneficiar muito com esse tipo de sacola.

Tecido

As ecobags se popularizaram nos últimos anos. Normalmente feitas de algodão cru ou outro tecido resistente, elas caíram no gosto dos clientes por incentivarem a reutilização. A personalização pode ser feita com diversas técnicas de impressão, com a possibilidade de chegar a resultados muito bons.

Com a confecção correta, as peças de tecido poder extremamente resistentes, além da facilidade de serem laváveis. Neste caso, o ponto negativo é o custo. Como o valor de cada unidade é elevado, acaba sendo inviável, para a maioria das empresas, usar as sacolas personalizadas de tecido como sua embalagem padrão.

Papel

O uso desse material possibilita a criação de embalagens econômicas, resistentes e higiênicas. Elas se destacam pela facilidade de logística, pois são leves e de fácil manuseio.

O papel utilizado na fabricação de sacolas pode ter diversas espessuras, texturas e cores. Alguns dos tipos mais utilizados nessa área são:

Papel Kraft

Produzido a partir de uma mistura de diferentes fibras de madeiras macias, o papel kraft (também conhecido como pardo) possui alta resistência e flexibilidade. Normalmente esse tipo de papel não passa pelo processo de branqueamento, o que produz uma coloração castanha, com variações de tonalidade entre amarelo e laranja.

O próprio aspecto do papel, que lembra o rústico e reciclado, facilita a utilização deste material em projetos de fundo ecológico.

Papel Offset

Composto de fibras branqueadas, esse tipo de papel tem alta resistência no processo de impressão e baixa incidência de deformações. Ele possibilita a reprodução de imagens de altíssima qualidade, o que proporciona maior liberdade criativa aos designers.

Para a produção de sacolas personalizadas são utilizadas as gramaturas mais altas, ou seja, os papéis grossos. Entretanto, esse mesmo material pode ser encontrado em versões finas, sendo um dos mais populares na indústria gráfica.

Papel Duplex

É o resultado da acoplagem de duas lâminas diferentes de papel, resultando em folhas com aspecto alterado em cada um dos lados. A face preparada para receber a impressão é branca, com uma cobertura uniforme. Já o verso costuma ter a coloração parda, muito semelhante ao kraft, ou um pouco mais esbranquiçada.

O papel duplex é excelente para a produção e sacolas que exigem uma rigidez maior ou estruturação definida para conter e proteger o produto.

Independentemente do tipo e gramatura escolhidos, são muitas as vantagens das embalagens de papel para o seu negócio. O fato de serem produzidas com material biodegradável também agrega pontos extras à imagem da empresa.

Papelão

Com os mesmos benefícios do papel, o papelão tem a vantagem de apresentar espessura e resistência maiores, pois é feito com a compactação de várias camadas. Por isso, ele é indicado para a produção de caixas ou sacolas rígidas.

Quando produzidas com um desenho bem planejado e de acordo com o estilo do público-alvo, esse tipo de embalagem tem grandes chances de ser reutilizada pelo cliente. Essa nova função pode até ser induzida na personalização da sacola, sugerindo, por exemplo, que ela seja aproveitada como um porta-objetos.

8. Permite a utilização de vários tipos de acabamentos

As sacolas personalizadas devem, como o nome sugere, transmitir ao máximo a identidade da marca. A variedade de acabamentos disponíveis para a produção dessas embalagens é um recurso que pode ajudar nessa tarefa.

Embalagens de papel podem receber laminações, que são a aplicação de uma camada de plástico através do calor. O efeito visual na superfície vai mudar de acordo com a técnica escolhida: fosco, brilhante ou soft touch. Essa última cria uma sensação macia ao toque.

É possível também valorizar o logotipo da sua empresa. Com a técnica de hot stamping se produz o efeito metalizado, dando um toque de sofisticação ao material. Já com o verniz localizado, a área escolhida ganha um brilho diferente do restante da peça.

Os vários materiais disponíveis para a confecção das alças são outras possibilidades de personalização da sua sacola. Para as empresas menores, que não consomem o volume que justifique a produção em grande escala, é possível dar o toque pessoal através de carimbos, adesivos ou tags em embalagens prontas.

As opções são inúmeras e a mistura harmônica entre todos esses elementos é o que vai garantir um resultado único para o seu negócio.

9. Pode ter composição e design sustentável

As embalagens são um importante componente da formação do lixo urbano e a preocupação com o meio ambiente e as possibilidades de reciclagem devem estar presentes no projeto de sacolas.

Com o desenvolvimento da sociedade e sua atividade econômica, viver sem embalagens é impossível, pois elas são essenciais para o abastecimento, transporte e consumo de produtos.

Valorizar o uso de sacolas personalizadas com materiais reciclados ou recicláveis é investir na manutenção do planeta. Isso acontece porque as embalagens de papel produzidas no Brasil utilizam, em sua maior parte, matéria-prima interna proveniente de florestas 100% cultivadas.

A tecnologia desenvolvida pela indústria do setor permitem o processo de produção com menor uso de água e energia elétrica, colaborando com a preservação de recursos naturais, diminuindo os danos e minimizando a degradação ambiental.

Ecodesign

Essa preocupação com o impacto dos materiais no planeta é um dos pontos bases do Ecodesign, estilo que surgiu na década de 90 e tem alguns princípios como:

 

  • Valorização de materiais não-tóxicos, menos poluentes e recicláveis;

  • Aumento da eficiência energética, investindo em equipamentos que consomem menos energia;

  • Qualidade e durabilidade, evitando o descarte precoce e o desperdício;

  • Preferência por produtos com materiais que possam ser reutilizados.

As sacolas personalizadas podem ser ecologicamente corretas não só na sua composição e cadeia produtiva, mas também na sua comunicação. É possível utilizar essa mídia como um canal de educação ambiental.

De maneira leve e didática as sacolas podem trazer mensagem de conscientização ambiental, incentivar a reutilização do produto e até informar como realizar o descarte correto ao final da sua vida útil.

O investimento nessas ações garantem pontos positivos na construção da imagem da empresa, já que a preocupação com o futuro do planeta é praticamente uma unanimidade entre a população.

10. É um item da composição do custo do produto

Desenvolver um plano de negócios é um ótimo caminho para vender mais. Através dele é possível traçar estratégias e definir metas a curto, médio e longo prazo. É durante o planejamento que acontece a definição de quais produtos serão oferecidos, assim como a forma de comercialização.

As decisões tomadas nessa fase vão determinar quais as embalagens de que seu negócio vai precisar. Cada tipo de produto e serviço pede uma solução diferente. Se você vai trabalhar com entrega, por exemplo, precisa de sacolas que resistam ao transporte e tenham algum tipo de garantia contra a violação.

Cada tipo de embalagem escolhida demanda um investimento e esse item deve ser considerado na formação de custo do produto. Isso vai garantir que seu negócio tenha saúde financeira para manter o fluxo necessário na aquisição de embalagens.

O mundo da embalagem é uma parte importante do complexo universo do marketing e deve transmitir tudo aquilo que o consumidor não vê diretamente, mas que representa a essência, os valores e os esforços das organizações.

As sacolas são ótimas ferramentas no processo de fidelização de clientes. Para buscar inspiração, fique sempre atento às novidades do mercado, monitore os concorrentes e até empresas de outros setores.

Realizar pesquisas de opinião e manter canais de comunicação abertos com os consumidores são formas de conhecer as principais necessidades deles, os desejos e aquilo que realmente valorizam. Dessa forma você conseguirá desenvolver as embalagens perfeitas para o seu negócio, aquelas que satisfazem tanto as necessidades dos produtos quanto as dos clientes.

Se você gostou das dicas que trouxemos ou quer saber mais sobre como as sacolas personalizadas podem ajudar no fortalecimento de marca e fidelizar clientes, deixe seu comentário neste post! Tem alguma dica ou sugestão? Compartilhe nesse espaço!