Criar uma identidade visual é o primeiro passo para qualquer estratégia de marketing. E se engana quem pensa que só as grandes marcas devem se preocupar com isso. Se você é um pequeno empresário ou está começando a vender um produto que desenvolveu agora, também precisa se preocupar com a forma como as pessoas estão visualizando a sua marca no mercado.

Isso tudo pode parecer complicado em um primeiro momento, mas desenvolver uma boa identidade visual é mais prático do que parece. Nós preparamos um passo a passo com o que é necessário para você construir a sua. Confira!

#1 Conte com o apoio de um profissional

Existem sites que prometem criar logotipos por um valor bem acessível, no entanto, ao optar por algo assim, você correrá o risco de que outras pessoas tenham a mesma marca que você, uma vez que esses prestadores de serviço não garantem exclusividade.

Não pegaria nada bem para a sua marca se as pessoas associassem o seu logo a outra já existente, concorda? Por isso, não pense no desenvolvimento da identidade visual como um gasto, mas sim como um investimento, que lhe trará mais lucros em médio e longo prazo.

É, por isso, que você precisa de um profissional para desenvolver sua identidade. Contrate uma agência de publicidade ou então um profissional da área da comunicação ou do design, que tenha experiência no desenvolvimento de logotipos.

Também é interessante que você avalie o profissional que fará o trabalho. Sempre peça para ver o seu portfólio e conheça os logotipos que ele já desenvolveu para outras empresas.

#2 Colabore com o briefing

Ao contratar um profissional para desenvolver o seu logotipo, certamente ele solicitará uma reunião, conhecida no meio da comunicação como briefing. Nessa reunião, o designer fará várias perguntas sobre a sua marca, cujas respostas ajudarão na composição da identidade.

É importante que você responda tudo com franqueza e sinceridade para que haja o entendimento do que a sua empresa representa e quais são os seus objetivos.

Lembre-se que, apesar de o designer ter conhecimentos na área do desenvolvimento, a sua marca tem características que só você conhece e por isso esse momento de conversa e explanação de ideias é extremamente necessário.

#3 Participe do brainstorming

O brainstorming é um termo em inglês que traduzido literalmente significa chuva de ideias. Trata-se de uma reunião com toda a equipe que participará do desenvolvimento de uma nova identidade visual.

Nesse encontro serão discutidos elementos, cores, fontes e tudo o que pode e não pode ser aplicado no logotipo. A ideia é que todos participem e colaborem, sem medo ou vergonha de se expor.

Por mais que uma ideia pareça absurda ou impossível de ser executada, ao ser analisada e discutida por mais de uma pessoa, certamente poderá contribuir de alguma forma. É por esse motivo que o proprietário da empresa que terá uma identidade desenvolvida precisa estar presente no brainstorming, participando ativamente das ideias da equipe.

#4 Defina a tipografia

A tipografia nada mais é do que um conjunto de procedimentos artísticos e técnicos, que envolvem desde a fonte que compõe um elemento visual até o processo de impressão.

O primeiro passo para a definição da tipografia é a escolha do conjunto de fontes que fará parte da composição do o seu logotipo. É claro que o designer saberá orientar sobre qual é o tipo de fonte mais adequado para o seu empreendimento, mas também é possível que você colabore com sugestões. Você pode, por exemplo, mostrar os logotipos da concorrência para que o designer não utilize fontes parecidas.

É necessário que haja muito cuidado na escolha dos elementos de uma identidade visual e que sejam feitos testes, como a impressão do logotipo e teste de aplicação em diferentes fundos e cores.

#5 Defina as cores

As cores são elementos muito importantes para qualquer comunicação visual. Além disso, elas não estarão presentes apenas no seu logotipo, mas também na composição de materiais diversos como folders, flyers, cartões de visitas, sites e redes sociais.

Fale com o seu designer e pergunte se ele tem conhecimento na psicodinâmica das cores. Essa pode ser uma excelente forma de agradar mais o público. É comprovado pela psicologia que cores como o vermelho e o amarelo despertam a fome, por exemplo, sendo ideais para marcas que vendem alimentos. Enquanto tons mais claros do azul e do verde despertam o senso de limpeza, sendo ideais para produtos de faxina de casa, por exemplo.

E não são apenas as cores do logotipo propriamente dito que devem ser escolhidas. Cores complementares, ou seja, aquelas em que o logotipo será aplicado, também devem ser definidas nessa etapa.

#6 Solicite um manual de identidade visual

Ao final da composição do logotipo você deverá solicitar um manual de identidade visual. Trata-se de um arquivo, geralmente no formado PDF, que consta todas as versões do seu logotipo e como ele deve ser aplicado nos mais diversos materiais. Há agências que também disponibilizam o manual impresso, para facilitar a consulta no dia a dia.

No manual também pode conter informações extras como os elementos adicionais que podem ser colocados na aplicação da identidade, fundos em que ela pode ou não ser aplicada, etc. Assim, sempre que você for contratar uma gráfica, confecção ou empresa que faça a impressão de materiais, deverá enviar o manual, para que os profissionais saibam como aplicar os elementos da identidade corretamente.

Lembre-se de verificar no manual se a empresa fez a aplicação da marca corretamente. Em caso de isso não ter sido feito, você pode exigir que o trabalho seja refeito, sem que haja nenhum custo adicional, sabia?

E então, pronto para desenvolver uma identidade visual de excelente qualidade e ter materiais e embalagensque realmente chamem a atenção do seu público? Nós temos certeza que seguindo esse passo a passo você desenvolverá uma identidade visual que trará bons resultados para o seu negócio.

Caso ainda tenha dúvidas sobre o assunto, ou queira contribuir com alguma informação que julgue importante, deixe o seu comentário. Será um prazer conhecer a sua opinião e te ajudar nesse processo!