Instagram de moda: saiba como tornar o seu mais atrativo

O Instagram de moda tem sido uma fonte de criatividade e de inspiração de beleza. Essa é uma ferramenta que contribui para vender mais e consolidar marcas ao permitir uma comunicação direta entre consumidores e empresas.

A rede social é atualmente a queridinha dos internautas. Com mais de 1 bilhão de usuários ativos, essa ferramenta abre inúmeras oportunidades para os empreendedores. Por isso, esse é um aplicativo indispensável para o seu negócio.

Considerando essas vantagens, listamos alguns passos essenciais para que você possa tornar o seu Instagram de moda mais atrativo para os clientes. Continue acompanhando e confira!

Crie um perfil comercial

Muitos empreendedores ainda não têm certeza sobre o uso do Instagram para os negócios. Por isso é bom deixar algumas diferenças bem claras. No perfil comercial, ao contrário do pessoal, é possível contar com alguns botões como “enviar e-mail”, “ligar” ou “como chegar”.

A biografia (Bio) dessa rede social é o lugar para que você escreva os dados principais do seu perfil. Vale lembrar que é fundamental ser criativo e objetivo, pois o espaço permite até 150 caracteres. Até mesmo as tags que você segue ou utiliza podem ser inseridas na Bio.

O perfil comercial possibilita ainda o acompanhamento dos resultados da sua loja. Você pode mensurar cidades, países e faixa de idade dos consumidores que têm entrado no seu perfil. Dessa forma, você consegue pensar em postagens mais adequadas para o público.

Divulgue as peças

Essa rede social é um ótimo recurso para divulgar os seus produtos. O Instagram da moda funciona como uma vitrine virtual, por exemplo. Então, toda vez que algo interessante e novo chegar, fotografe e poste para que os seus clientes possam ver.

É fundamental escolher um bom cenário, as peças mais interessantes e fazer a divulgação de forma muito planejada. Isso vai aumentar significativamente as suas chances de venda e de engajamento.

Convide uma cliente ou contrate uma modelo para fazer uma sessão de fotos em um lugar bem bonito. Lembre-se de que quanto mais você anuncia de forma certa os seus produtos nessa rede, mais seus resultados melhoram.

Use tags atrativas

As palavras que vão na legenda das suas postagens são conhecidas como “hashtags” e não podem de forma alguma ser escolhidas de maneira aleatória. Procure adicionar expressões ou palavras que estejam relacionadas com o seu setor, assunto ou produto em que deseja inserir a sua marca.

Não basta inserir inúmeras hashtags. É imprescindível que você analise com muito cuidado e veja com que frequência elas são usadas e em que tipo de publicação aparecem. Escolha entre 5 e 10 para inserir em seu post para que o seu conteúdo possa estar no motor de buscas do Instagram.

Quando tiver dúvidas, pesquise o nome do produto ou da sua marca em aplicativos de sugestão de hashtags gratuitos ou pagos. São ferramentas que oferecem hashtags relacionadas e também a frequência do seu uso. Dessa forma, você consegue optar pelas melhores palavras para usar.

Não deixe de inseri-las, pois uma simples #tag aumenta bastante o alcance dos seus posts. Muitos consumidores vão encontrar assim os seus conteúdos. Caso você use uma hashtag com a palavra moda (#moda), os usuários verão as suas postagens relacionadas ao mesmo assunto.

As tags de localização têm um papel diferente, ajudando os consumidores a encontrarem a loja.

Use o stories e faça lives da loja

O stories é uma funcionalidade bastante útil do aplicativo que permite divulgar fotos, desenhos e vídeos, que ficam disponíveis por 24 horas. O mais interessante é que o público pode interagir com os conteúdos. Você ainda consegue inserir desenhos nas imagens, deixando o visual mais interativo.

Os stories de todos os contatos vão ficar disponíveis. Caso você faça uma postagem com um link que leve o cliente para um site, ele pode arrastar para cima e clicar para acessar o conteúdo completo. Além disso, as lives também são excelentes ferramentas para dar mais visibilidade à marca.

Os seguidores, assim que você inicia uma live, recebem a notificação sobre o início da transmissão. Não deixe de aproveitar esse recurso para divulgar os seus produtos!

Fotografe os looks do dia

A famosa postagem de look do dia é a grande novidade do momento nas redes sociais. Então, procure acompanhar todas as tendências, tire fotos das suas produções e poste no Instagram. Publicar um look por dia é praticamente um imperativo atualmente. E, claro, não deixe de seguir as blogueiras do mundo da moda para que você possa se inspirar.

Faça promoções

As promoções e os concursos têm o mesmo sentido em todos os canais. Os consumidores, quando encontram as palavras “ganhe” ou “promoção”, não podem evitar o impulso de verificar o que é.

Se falamos de concursos, por exemplo, nessa rede social é possível marcar os usuários e, assim, atrair mais clientes. Lembre-se de que as regras devem ser claras para que não aconteçam mal entendidos, e escolha um prêmio que seja interessante para a sua audiência.

Antes de concluir o concurso, verifique se ele se encontra em concordância com a legislação vigente para esse tipo de ação de marketing. Dessa forma, você evita problemas futuros.

Planeje suas ações

Para finalizar, é importante falar sobre o planejamento. Toda e qualquer ação no comércio, seja online, seja presencial, precisa ser planejada estrategicamente. Então, busque avaliar os prós e contras, defina metas e crie boas estratégias de atuação a fim de desenvolver um excelente trabalho nas mídias sociais, principalmente no Instagram.

É imprescindível que você planeje tudo com muita antecedência para que todas as suas ações sejam assertivas. No momento em que você fizer o planejamento de duas imagens, por exemplo, pense nas modelos, nas roupas e encontre o local apropriado e ideal. Não deixe para realizar as ações em cima da hora.

Veja algumas dicas para fazer a divulgação da sua marca no Instagram:

  • atualize todas as redes sociais frequentemente e faça postagens distintas — o público gosta de originalidade;
  • o visual conta muita na internet, por isso utilize imagens de qualidade, uma vez que fotografias com baixa resolução e mal produzidas afastam os clientes;
  • responda todas as dúvidas, pois essa atitude revela que a marca se preocupa em oferecer uma boa experiência de consumo também no ambiente virtual;
  • incentive a colaboração dos clientes, pedindo para que enviem fotos com as roupas da loja;
  • peça que os clientes utilizem hashtags com as promoções e com o nome da marca. 

Enfim, seguindo essas dicas, você certamente vai tornar o seu Instagram de moda mais atrativo, podendo conquistar mais clientes e aumentar as suas vendas. A última dica é pensar sempre na qualidade da entrega do produto para manter a boa relação do público com a página.

E então, o que achou dessas dicas? Gostou? Para que você continue aprendendo boas dicas para divulgar o seu negócio e melhorar seus resultados, leia também o texto “Aprenda a usar a embalagem como ferramenta de marketing do seu negócio”.

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