Quem já gerencia uma loja de embalagens sabe que a demanda por negócios como esse tem aumentado. Cada vez mais pequenos e médios negócios, assim como pessoas físicas, buscam por produtos descartáveis, sacolas de papel, caixas e outros itens similares.

Um interessante incentivo desse tipo de comércio é a tendência do “faça você mesmo”. Assim, muitas empresas de embalagens oferecem materiais de base para que os próprios clientes possam fazer a personalização.

Como o cenário é positivo, abrir um negócio nesse setor é uma ótima oportunidade, mas, é claro, exige alguns cuidados específicos.

Para ajudar você nessa tarefa, preparamos este post com 7 dicas para quem quer montar uma loja de embalagens. Confira!

1. Conheça o mercado

Antes de iniciar qualquer negócio, é essencial conhecer as características que definem o mercado em questão.

Portanto, pesquise lojas locais que já trabalham no ramo de embalagens. Visite cada uma delas e observe os produtos, a estrutura e o modo de atendimento. Analise os pontos fortes e fracos dos estabelecimentos e anote tudo.

Use a internet para encontrar exemplos em outras partes do país e do mundo. Veja o que o mercado tem de novidades e procure por feiras do setor. Nessa fase, a informação é essencial para o seu projeto.

Todo esse conhecimento ajudará você a montar um plano de negócios para a sua futura loja de embalagens.

2. Encontre os melhores fornecedores

Assim como você realizou a pesquisa de mercado, busque informações sobre os fornecedores. A qualidade dos produtos, a variedade de peças, a tecnologia aplicada e a inovação em design são fatores importantes a serem considerados.

Confira também os valores, as formas de pagamento e as negociações possíveis para iniciar a sua loja. A reputação do fornecedor também precisa ser analisada. 

Lembre-se de que o sucesso de uma loja de embalagens depende diretamente da qualidade dos produtos e da manutenção regular do estoque.

3. Monte o portfólio da sua loja de embalagens

Uma vez que você encontrou bons fornecedores, é a hora de definir o portfólio da sua loja de embalagens. Quais produtos serão oferecidos? Haverá um nicho específico, como festas, pequenos comércios ou restaurantes?

A quantidade de produtos disponíveis no mercado é enorme. Sem um bom planejamento nessa etapa decisiva, você corre o risco de iniciar um projeto sem foco. 

Pesquise o perfil dos potenciais consumidores e use as informações encontradas como base para a definição dos itens totais que serão comercializados na sua loja de embalagens.

4. Capriche na localização

De acordo com o perfil dos clientes e do estilo definido para a sua loja, escolha a melhor localização. É importante que seja um local visível, de fácil acesso e com alta circulação de pessoas.

Se você optar pelo foco em festas infantis, por exemplo, pode procurar um ponto perto de outras empresas fornecedoras de decoração ou doces.

Analise com cuidado os custos de manutenção do espaço escolhido. É importante que esses valores estejam dentro da sua realidade financeira. Um erro nesse momento pode comprometer a saúde do seu negócio.

5. Organize o espaço

Agora que você encontrou o lugar ideal para abrir a sua loja de embalagens, invista num projeto de organização do espaço. Arquitetos e designers de interiores são os profissionais ideais para acompanhar essa etapa.

É preciso pensar em expositores que deixem todos os produtos à mostra e acessíveis ao consumidor. Ao mesmo tempo, é necessário pensar na proteção dos itens. A organização impede que se crie um ambiente com aspecto bagunçado.

Como os produtos comercializados no setor costumam ser pequenos e de formatos variados, qualquer deslize pode comprometer o visual da loja.

Outro fator importante é a circulação. Lojas de embalagens costumam contar com muitas gôndolas, prateleiras e expositores. Assim, o cuidado com a organização do espaço é essencial para garantir que os consumidores tenham a melhor experiência.

A boa iluminação, seja com lâmpadas, seja com luz natural, torna o ambiente mais agradável e facilita a visualização dos produtos. 

As cores de móveis e paredes devem ser definidas de acordo com a identidade visual da marca, sem desprezar a influência dos produtos. Caso o portfólio seja formado por muitos itens coloridos, o conjunto pode ser prejudicado por más escolhas cromáticas do ambiente.

6. Contrate as pessoas certas

O capital humano é um dos bens mais preciosos de qualquer empresa. Monte uma equipe de pessoas preparadas e dispostas a aprender sempre mais.

Invista no treinamento específico para cada função, mas não se esqueça de ensinar aos funcionários sobre as características do mercado. É importante que eles conheçam os tipos de embalagens e a matéria-prima de cada produto.

Não foque somente nos produtos que você vende. Conhecer todas as opções do mercado dá mais propriedade ao lidar com as embalagens, especialmente para a equipe de vendas.

Crie um sistema de metas e motive a equipe, premiando os resultados alcançados. Ouça sempre os funcionários e mantenha um clima de cordialidade e cooperação.

7. Invista no relacionamento com os clientes

Quando estiver tudo pronto, com a sua loja de embalagens aberta, chegará a hora de cuidar dos clientes. Faça um planejamento e coloque em prática estratégias de marketing e comunicação para atrair o seu público.

Foque na divulgação para a inauguração, mas não pare por aí: mantenha a comunicação constante, utilize as redes sociais e os canais de mídia local. Tenha o cuidado de responder a todos os contatos recebidos e fique atento às reclamações. As críticas devem ser usadas para melhorar o seu processo de trabalho.

Cadastre todos os clientes e crie um banco de dados, incluindo também os produtos de cada venda. Desse modo, com o tempo, você conseguirá montar um padrão de compras e planejar as melhores ações com base nas informações coletadas.

Investindo na fidelização, você aumenta as vendas, diminui os custos de aquisição de clientes e faz o seu negócio decolar.

Montar uma loja de embalagens do zero é uma tarefa desafiadora. As dificuldades existem, e a taxa de insucesso é alta. Entretanto, isso não deve ser um impedimento para a realização dos seus sonhos.

Com estudo, planejamento e dedicação, é possível montar a sua loja de embalagens, iniciar os trabalhos e alcançar os resultados desejados. Foque nas características específicas do mercado e esteja sempre atento às novidades e lançamentos.

Se você gostou das dicas sobre como montar uma loja de embalagens e quer aprender ainda mais, confira também o nosso artigo sobre as 8 melhores práticas para boas promoções