Hoje, fazer marketing de moda ficou muito mais fácil com os recursos da internet. Por outro lado, é preciso conhecer as estratégias mais eficientes e saber utilizar as ferramentas certas para conseguir engajamento com o público.

Existem dois quesitos fundamentais para fazer sucesso nas plataformas digitais: criatividade e frequência nas publicações. A primeira é regra básica. Como chamar a atenção do consumidor de hoje, que está conectado o dia todo e tem um mundo de coisas para ver na palma da mão? É preciso inovar e ser criativo, sempre. 

A frequência nas publicações é fundamental para atrair o consumidor, fidelizar clientes e aumentar as vendas. Afinal, o marketing moderno não deixa de ser uma espécie de conquista. E ninguém pede o outro em casamento no primeiro encontro, não é?

Pensando nisso, nós selecionamos as melhores dicas de marketing de moda para você começar a colocar em prática hoje mesmo. Acompanhe!

1. Tenha um site com um blog interessante

O site é um portfólio importante que contém informações da sua empresa, inclusive contatos como endereço, telefone, e-mail, chat on-line, entre outros. É o básico para quem quer marcar presença na internet.

Você também pode optar por criar uma loja virtual, com imagens atrativas e a descrição detalhada dos produtos.

O objetivo do blog, que deve ter um link visível no site ou na loja virtual, é oferecer conteúdo de interesse do seu público. Ao publicar artigos com base no que o seu cliente tem curiosidade, você aumenta o número de seguidores e, consequentemente, consumidores.

2. Escreva sobre dicas de moda

As pessoas estão constantemente em busca de novos conhecimentos e todo mundo já se acostumou a recorrer ao Google sempre que tem uma necessidade ou problema. Imagine o potencial que isso representa para você, que trabalha com moda.

No seu ramo de atuação, o consumidor vive repleto de dúvidas sobre como combinar a bolsa com o sapato, que tipo de roupa é mais apropriada para um casamento durante o dia e inúmeras outras situações.

Faça um mapeamento do que o seu público deseja saber e escreva sobre esses assuntos. Com o tempo, você vai ver que a sua empresa será reconhecida como uma referência na área.

3. Utilize as redes sociais como ferramenta de marketing de moda

As redes sociais causaram uma revolução na forma com que consumimos e divulgamos conteúdo. Mas não basta ter um perfil, tem que alimentar com qualidade. O Facebook é a rede mais popular, no entanto, as blogueiras de moda mais famosas ganharam evidência com Instagram e Youtube.

Abuse da criatividade para compor looks, misturas e composições de peças coloridas, estampas e acessórios. Ensine o seu público a ser o que ele deseja: descolado, formal ou casual.

4. Seja bastante rigoroso com a qualidade das imagens

As imagens são o principal chamariz nas redes sociais. São elas que atraem a atenção do consumidor para ler o conteúdo do post. Por isso, invista em imagens com boa resolução. Você pode fazer as suas próprias fotografias com ajuda de uma câmera profissional para ilustrar os seus produtos.

Para montar outros layouts, é interessante usar também um banco de imagens gratuito. O importante é manter um padrão de qualidade, pois imagens desfocadas ou mal iluminadas geralmente são ignoradas pelos usuários.

5. Aposte na publicação de vídeos para atrair mais seguidores

O conteúdo em vídeo é uma ótima oportunidade para você apresentar as tendências de moda e interagir com o público-alvo, como se estivesse batendo um papo diretamente com ele. Isso ajuda a garantir mais credibilidade e confiança nos clientes.

Produza os seus próprios vídeos e divulgue-os no Youtube, no blog e nas redes sociais. Você pode ainda compartilhar vídeos de terceiros para variar o conteúdo, desde que não seja um concorrente. Muitas empresas fazem isso para diversificar as postagens, mas é importante que os créditos do autor sejam preservados.

6. Interaja com o público na internet  

Você precisa se manter presente na vida do seu público e uma forma de fazer isso é interagir com ele nos diversos canais de comunicação que a sua empresa disponibilizar. Sendo assim, além de produzir conteúdo, é importante dedicar um tempo para responder comentários, tirar dúvidas e prestar outras informações que as pessoas desejem saber.

Delegue essa atividade a um colaborador de sua confiança, mas tenha a certeza de que ele está preparado para prestar um bom atendimento, ser gentil e proativo na resolução de possíveis problemas. Essa ponte de comunicação entre a sua empresa e o consumidor pode contribuir muito para formar a reputação da sua marca. Por isso, fique atento.

7. Seja um empreendedor atualizado com as tendências

A moda muda muito rápido e novas composições e tendências se renovam a cada dia.  Acompanhar essa dinâmica é indispensável para o sucesso do seu negócio.

Então, visite blogs sobre o tema, assine revistas de estilo, observe os desfiles e o jeito com que as celebridades mais populares se vestem. Tudo isso vai servir de inspirações para você produzir conteúdo interessante para o seu público.  

8. Pratique networking

Participe de feiras, desfiles, convenções e todo tipo de evento na área da moda. Faça contato com possíveis parceiros, ou seja, pratique networking para aumentar a sua rede de relacionamento.

Não se esqueça de que as blogueiras que atuam na área da moda também são excelentes parceiras. Você pode propor, por exemplo, a troca de guest post, que é quando você publica o seu artigo no blog de outra pessoa – e vice-versa.

O objetivo dessa estratégia é conquistar uma audiência que você não conseguiria alcançar com métodos convencionais de uma maneira tão rápida e eficaz.  

9. Acompanhe os resultados das ações de marketing

Monitore os números de acesso do seu blog e observe que tipo de conteúdo as pessoas estão compartilhando com mais frequência. É importante saber que tema se tornou popular e gerou mais cliques. Nesse caso, a possibilidade de criar outras pautas com o mesmo assunto representa uma ótima oportunidade de agradar a sua audiência.

Crie o hábito de acompanhar os indicadores de desempenho para que você possa ter uma visão abrangente do que está dando certo e saber o que precisa ser modificado.

Percebeu que as estratégias de marketing de moda exigem uma certa dinâmica? Não se esqueça de que a criatividade e a frequência das publicações são recursos fundamentais para você conquistar os seus objetivos. 

E então, você pretende colocar algumas dessas dicas em prática? Deixe um comentário!