Marketing de varejo: veja como aumentar as vendas da sua loja

O marketing de varejo é uma estratégia que reúne uma série de ações para aumentar as vendas da sua empresa. Conheça o método e descubra como aplicar.

O marketing de varejo é uma estratégia que tem como base o estudo do comportamento do cliente. O objetivo dessa observação e encontrar os pontos que a empresa pode aproveitar para melhorar sua comunicação com o cliente, proporcionando um atendimento melhor e mais próximo do que o público espera. 

Diferentemente de outras ações, o marketing de varejo busca, além de aumentar as vendas, fidelizar o cliente. Dessa forma, a empresa constrói um relacionamento duradouro. Neste artigo, vamos mostrar algumas ações do marketing de varejo que você pode aplicar no seu negócio. Confira! 

Como o marketing de varejo influencia nas compras

De acordo com uma pesquisa realizada pela Nielsen, 70% das decisões de compra são no PDV. Grande parte dessas compras é influenciada pelo marketing de varejo. A estratégia se baseia nos princípios básicos do Mix de Marketing, que são produto, preço, local e promoção. Veja como esses pontos influenciam na estratégia:

Produto

No marketing de varejo, o produto é o principal responsável pela atração e venda para o cliente. O produto deve ser interessante e proporcionar uma funcionalidade ou benefício genuíno para o cliente.

Ao fazer uma oferta de produto ou uma ação para atrair a atenção do público, a loja deve exaltar a qualidade, o design, a marca, os benefícios agregados e as garantias oferecidas pelo item. 

Lugar

Dentro do marketing de varejo, o lugar se refere ao local onde ele acontece. Isso quer dizer que pode ser dentro da loja, em um ponto de venda, como supermercados, ou no ambiente digital, como em uma loja online.

A definição do lugar é estratégica, pois tem o objetivo de atingir o maior número de clientes ou um público bem segmentado.

Preço

O preço define quanto uma mercadoria custa e influencia na definição de público, de lugar, entre outros fatores. A precificação deve cumprir os objetivos de venda do negócio, porém a comunicação com o cliente deve transmitir o valor do produto.

A comunicação focada no valor, aumenta a percepção do cliente em relação ao produto. Por outro lado, há casos em que quanto menor o valor, melhor para as vendas. 

Promoção

A promoção é um apelativo para atrair o cliente para a loja. A definição de uma boa promoção depende de uma série de fatores, como por exemplo, o local em que será divulgada e o público que será atingido.

Além disso, a promoção deve proporcionar vantagens para o cliente, como um desconto, um brinde etc. 

Como aumentar as vendas com o marketing de varejo?

Atraia os clientes para a sua loja

Promova eventos, feiras, workshops, cursos, oficinas ou qualquer outra ação que possa atrair o público para a sua loja. O cliente deve ter um objetivo para frequentar o seu espaço, além de apenas comprar. As compras serão uma consequência. 

Ofereça brindes e pequenos presentes

O cliente vai até o seu espaço participar do evento e depois que for embora precisa ter algo além da memória para lembrar da sua loja. Oferecer um brinde ou um pequeno presente fará com que o cliente se recorde do momento sempre que tiver contato com ele. 

Monte um pequeno kit, com uma embalagem personalizada e outros itens que podem interessar ao seu público. 

Seja relevante para sua região

Sua empresa deve ser mais do que uma loja, deve ser relevante para a região em que está localizada. Por isso, sempre faça ações para a comunidade, se envolva em associações, grupos de moradores e mantenha contato com essas pessoas. Isso te ajudará a estar sempre na mente do público. 

Conquiste os clientes pela apresentação

Seus produtos devem ser atrativos desde a primeira vista. Para isso, é fundamental investir na personalização das embalagens, proporcionando uma experiência de compra singular.

Você também pode criar embalagens presenteáveis, combinando produtos para que formem kits. Isso ajudará o cliente a fazer uma compra em datas comemorativas, como dia das mães, dia dos pais, namorados etc. 

As embalagens têm um forte poder de atração e conquista, por isso devem ser utilizadas de forma estratégica. Estude o comportamento do seu cliente e o tipo de embalagem que o atrai. Assim, você conseguirá desenvolver novos modelos, cada vez mais interessantes. 

Gostou das nossas dicas? Continue aprendendo sobre marketing em nosso blog.

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