Marketing direto: como ele o ajudará a atrair mais clientes

O marketing direto é uma estratégia usada por empresas que querem se comunicar diretamente com o cliente, sem intermediários. Veja como usar em seu negócio.

A recessão econômica tem feito com que as empresas reduzam seus custos. Quem quer se destacar, precisa aproveitar esse momento para investir em marketing e sair à frente da concorrência. Porém, é preciso ter cautela e escolher estratégias com maior potencial de retorno. O marketing direto sempre foi visto como uma ação de alta conversão, por isso é tão utilizado. 

Neste artigo, vamos explicar o que é marketing direto, quais são as suas vantagens e como pode ser usado pela sua empresa. Confira!

O que é marketing direto?

O marketing direto é um conjunto de ações que são usadas pelas empresas que querem se comunicar com um público específico. Nessa estratégia, uma segmentação é escolhida, que pode ser formada por clientes ou pessoas que já demonstraram interesse pela marca. A empresa cria uma comunicação e envia diretamente para esses grupos. 

Por que utilizar o marketing direto?

Em períodos de recessão econômica, as empresas tendem a ser mais cautelosas. Não se deve deixar de investir, mas sim pensar em fazer investimentos mais estratégicos. Nesse sentido, o marketing direto surge como uma alternativa viável, segura e mais eficaz.

No marketing direto, a empresa se comunica apenas com os clientes que já manifestaram algum interesse por seus produtos ou serviços. Dessa forma, as chances de conversão são muito maiores do que se a empresa estivesse se comunicando com todo o seu público-alvo. 

Ou seja, em vez de enviar uma comunicação para um grande grupo de pessoas, a empresa se comunica apenas com os clientes com maior potencial de venda. 

A estratégia se torna ainda mais interessante para lojas e empresas menores, que têm menos clientes e podem se comunicar de forma mais personalizada. Veja algumas ideias para aplicar em seu negócio a seguir.

5 estratégias de marketing direto para aplicar em sua empresa

Anúncios em redes sociais

As redes sociais permitem que as marcas filtrem e segmentem o público que interage com as suas páginas. Os usuários mais engajados são adicionados a perfis específicos e uma comunicação personalizada pode ser direcionada para esses grupos por meio de anúncios. As redes sociais mais usadas para esse tipo de estratégia são Facebook, YouTube e Instagram.

Campanhas de e-mail marketing

O cliente acessou o site da empresa, adicionou um produto no carrinho, mas não finalizou a compra? Envie um e-mail para entender o motivo da desistência. Por meio dessa comunicação, a empresa consegue identificar problemas em seu fluxo, erros de procedimento ou que o valor do produto está muito acima do esperado.

Outras ações de comunicação direta também podem ser enviadas por e-mail, como cartões de aniversário, desconto para estimular a primeira compra etc. São muitas alternativas que o e-mail marketing proporciona

Entrega de brindes personalizados

Ao fazer uma compra na loja, o cliente pode ser surpreendido com um brinde personalizado. Além de serem muito bem recebidos, os brindes ajudam a estreitar o relacionamento do cliente com a marca. É importante que esse item seja útil para o cliente, assim ele lembrará da empresa sempre que precisar utilizá-lo. 

Cartão Vale-Presente

O cartão vale-presente é uma ótima forma de fazer com que o cliente retorne a loja. Afinal, ele terá que utilizar o valor do cartão. Na maior parte das situações, o cliente acaba adquirindo novos produtos. 

Embalagens personalizadas

A experiência do cliente dentro da loja deve ser personalizada. Depois de passar por um atendimento que prioriza os seus interesses e necessidades, o cliente recebe uma embalagem, que foi pensada para valorizar a sua compra e o seu momento na loja. 

As ações realizadas dentro da loja física têm a vantagem do contato com o cliente, o que pode ajudar a criar conexões entre o consumidor e a marca.

Além disso, as ações ajudam na fidelização do cliente, fazendo com que ele se lembre da loja em outros momentos, quando utiliza o brinde ou a embalagem que ganhou. Ou quando precisa retornar à loja para utilizar o seu vale compras. 

As ações de marketing direto devem ser pensadas de forma estratégica para conversar diretamente com um público específico. A chave para o sucesso dessas ações está na segmentação e na personalização.

Você já fez alguma ação de marketing direto em sua empresa? Compartilhe a sua experiência nos comentários!

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