Ter resultados positivos e fazer o negócio crescer é o sonho de muitos empreendedores. Mas muitos deixam de investir na estratégia de marketing adequada por se depararem com valores altos demais. Só que com o marketing na internet é possível fazer aportes mais acessíveis de recursos financeiros que apresentem ganhos melhores do que os empresários imaginam.

O marketing digital é capaz de abrir as portas para micro, pequenas e médias empresas nos mais vários segmentos de mercado, abrangendo desde docerias, a barbearias, e a qualquer outro tipo de loja ou comércio. Mas, para que os objetivos sejam de fato alcançados e o investimento seja certeiro, é fundamental conhecer bem as opções oferecidas pela internet para o marketing.

Confira tudo o que você precisa saber para começar sua campanha on-line:

Por que usar o marketing na internet?

São muitos os aspectos positivos que destacam as estratégias de marketing digital. Ao colocá-lo em prática, os efeitos começam a surgir rapidamente, e você poderá notar situações como as seguintes:

Melhora suas vendas

A internet possibilita que milhões de pessoas possam encontrar o seu negócio, por meio de seus canais online. E não se preocupe se você tem uma empresa pequena e atua somente dentro da sua cidade: é possível segmentar suas ações para que você apareça somente para pessoas próximas a você.

Muitas microempresas acabam vendendo seus artigos por meio de redes sociais, como o Facebook, o Instagram e o Twitter. Pessoas que trabalham com produtos alimentícios, como doces finos, por exemplo, vendem as guloseimas pela internet e enviam por correio ou entregam por conta própria suas mercadorias para os clientes.

É importante ressaltar que para entregar o produto na casa do cliente, é fundamental ter uma embalagem específica, já que muitas vezes o serviço é feito com motoboys. Isso garante que o consumidor tenha uma experiência positiva e mantém a qualidade dos produtos. Além de aumentar as vendas, a ideia melhora o seu atendimento e fideliza o consumidor.

Aumenta a visibilidade de sua marca

Na internet sua marca estará exposta para muita gente. Quanto mais pessoas veem sua empresa na internet, maiores serão as chances de captar novos clientes. Através de avaliações, comentários e compartilhamentos, o alcance se estende cada vez mais, deixando claro para outras pessoas que sua marca é algo bom e confiável.

Proporciona um bom relacionamento com seu público

Seja no atendimento dentro da loja ou na internet, o bom relacionamento com o seu público é fundamental para atrair, conquistar e fidelizar clientes. Se você quer um cliente leal à sua marca, que fale bem da sua empresa nas redes sociais, alimente um bom relacionamento com ele.

As redes sociais são uma ótima forma de se aproximar de sua audiência por proporcionar um contato mais rápido e prático e tornar os atendimentos mais ágeis. Processo simples, compra realizada, mercadoria entregue de rapidamente e de forma personalizada é a fórmula para ter o seu cliente satisfeito.

Assim, ter um bom relacionamento com o seu público tem duas grandes vantagens para o seu negócio: conserva os que já são clientes e encanta outras pessoas, fazendo com que se tornem clientes em potencial.

Possui ótimo custo-benefício

Investir em marketing na internet é uma boa ideia, sobretudo, porque o valor empregado para essas táticas de mercado é mais acessível em comparação com os outros meios e canais de divulgação mais tradicionais. Isso ainda assinala que o custo por cada novo cliente será menor quando se usa a internet.

Muitas iniciativas no ambiente virtual permitem que você segmente os destinatários que verão seus anúncios, o que significa que sua empresa aparecerá somente para pessoas interessadas, melhorando os resultados.

Para ficar mais claro, pense no seguinte exemplo: você trabalha com bijuterias e vende seus produtos para mulheres da classe C. Ao anunciar em um outdoor, todos os transeuntes verão sua marca: homens e mulheres de todas as classes sociais e com interesses variados. Mas se você optar por anunciar na internet, poderá segmentar sua ação para que somente mulheres com interesse em bijuterias vejam sua ação publicitária.

Com o outdoor você terá um bom retorno, mesmo que não seja segmentado. Mas na internet o retorno será proporcionalmente maior, já que gastará muito menos para atingir os perfis de interesse para seu produto.

Como usar o marketing na internet?

Você já sabe que o marketing digital abre inúmeras portas. Isso acontece porque são várias as possibilidades de utilizar a internet para melhorar os seus negócios. Algumas dicas são viáveis para sua empresa e você pode conhecê-las desde já:

Aproveite as redes sociais

O seu público-alvo certamente acessa as redes sociais diariamente, ainda mais com a grande facilidade de conexão pelos smartphones. Isso significa estar conectado 24 horas por dia, sete dias por semana.

Ter uma página no Facebook ou estar no Instagram te dará grandes chances de ser encontrado pela sua audiência. As redes sociais funcionam de acordo com o interesse e as buscas de seus usuários. Logo, quanto mais pessoas curtirem, comentarem e compartilharem seus conteúdos, mais pessoas serão alcançadas.

O potencial das redes sociais é imenso. Aproveite-o.

Tenha um site e um blog

Mesmo que sua empresa seja local, tenha um site e um blog. Isso ajudará no posicionamento dos buscadores como o Google. Milhares de pessoas fazem buscas de empresas específicas, e se você possui um site ou um blog, poderá aparecer para elas.

Há quem diga que o blog não é algo tão necessário, porém com estratégias de otimização bem trabalhadas, o blog auxilia o seu site a aparecer sempre nos primeiros resultados das buscas no Google e similares.

Isso é ótimo para os negócios, já que existe a tendência de que as pessoas cliquem apenas nos resultados iniciais do Google.

Use links patrocinados

Outra forma de aparecer no topo das buscas do Google é investir nos links patrocinados. Com o Google AdWords, você criará uma campanha com palavras-chave que se encaixam em sua estratégia corporativa.

Por exemplo, se você vende doces finos somente para casamento, vai trabalhar o seu anúncio para que ele apareça somente quando a busca estiver relacionada ao evento. O que significa que se alguém procurar por “doces finos para debutante”, o seu anúncio não vai aparecer. Isso também é segmentação.

O Facebook também possui links patrocinados. Ao promover uma postagem, a segmentação é semelhante, levando em conta o perfil do público e seus interesses. Seguindo o mesmo exemplo, você poderá colocar “casamento” como interesse, fazendo com que seu anúncio apareça somente para pessoas que procuram por aquele assunto.

E-mail marketing e newsletter

Outras estratégias para o marketing na internet são o e-mail marketing e a newsletter.

A e-mail é literalmente o envio de e-mails com o intuito de instigar o consumidor a comprar o seu produto, no entanto, não é a antiga mala direta. É um canal útil para nutrir os relacionamentos e educar seus clientes sobre seus produtos e, portanto, é segmentado.

Já a newsletter é empregada quando você quiser manter o seu público informado, além de se conservar na lembrança dele, apoiando-se também em mensagens de e-mail. É uma excelente ideia para que as pessoas que gostam de sua marca saibam que você quer o melhor para elas.

Por isso, se quiser saber mais sobre como expandir seus negócios, assine a nossa newsletter. Enviamos conteúdos específicos e ótimos para que você melhore seus resultados!