Não é nenhum segredo que a internet se tornou o meio de divulgação de campanhas mais viável para os empresários. Isso porque, além de proporcionar ampla visibilidade, você pode anunciar nela de acordo com a verba disponível. Entre as diversas possibilidades proporcionadas por esse veículo, o marketing nas redes sociais tem chamado bastante a atenção.

É fácil explicar o sucesso das mídias sociais, uma vez que qualquer organização consegue criar um perfil profissional e aumentar sua rede de relacionamentos. No entanto, para alcançar um público maior e gerar conversão, é preciso seguir algumas boas práticas. 

Pensando nisso, para te ajudar a fazer uma campanha arrasadora, separamos uma série de dicas essenciais para quem deseja se tornar sucesso de vendas nas redes sociais. Acompanhe: 

1. Defina seu público

Antes de começar uma estratégia de marketing nas redes sociais, é preciso definir quem é o seu público-alvo. Isso porque, quando você tem em mente quem está recebendo a sua mensagem, as coisas tendem a fluir naturalmente. Sem contar que ao iniciar campanhas pagas, você precisará especificar o perfil das pessoas que serão impactadas.

Por fim, mesmo que você já tenha esse dado bem estabelecido, é aconselhável estar sempre atento aos relatórios que as plataformas fornecem. Talvez, surja um segundo perfil de potenciais clientes que nem você sabia.

2. Conheça a linguagem de cada rede social

É preciso conhecer bem a linguagem de cada rede social antes de começar as suas publicações. No Instagram, por exemplo, os textos longos não são bem-vindos. Os usuários dessa plataforma estão lá para ver imagens e vídeos curtos. Sendo assim, o ideal é colocar uma breve descrição na legenda e utilizar algumas hashtags relacionadas à publicação.

Já o Twitter costuma ser um ambiente mais descontraído e permite que você mande mensagens descompromissadas, como memes e comentários aleatórios. Essa é a plataforma certa para iniciar conversas e se aproximar das pessoas.

3. Use os relatórios para mensurar seu sucesso

Você já deve ter percebido que redes sociais como o Facebook e o YouTube apresentam alguns dados sobre os visitantes, certo? Essas informações podem (e devem) ser utilizadas para melhorar suas ações gradativamente.

Nos anúncios patrocinados, a mensuração é ainda mais fundamental. Você pode começar a anunciar para um público amplo e, após checar os resultados, segmentar de acordo com os perfis que foram impactados. Dessa forma, você investirá para atingir apenas quem é interessante para o seu negócio.

4. Responda seus seguidores

Uma das funções das redes sociais é ser um canal de diálogo entre a marca e o consumidor. Se ele anuncia que precisa de algo e você não se prontifica a ajudá-lo, prejudicará a imagem da empresa. Nesses casos, você corre o risco de perder um cliente fiel ou até mesmo de ser alvo em sites de reclamações.

Portanto, para evitar conflitos desnecessários, é recomendado estar constantemente online e responder essas questões o mais rápido possível. 

5. Faça perguntas

Quer criar engajamento com os seguidores? Fazer perguntas é uma boa ideia, uma vez que as pessoas tendem a interagir mais quando você solicita suas opiniões.

Se você tem uma loja de roupas e acessórios, por exemplo, pode perguntar aos seguidores quais são as suas marcas preferidas. Outra forma legal de fazer isso é adicionar fotos de duas peças diferentes e perguntar ao público de qual eles gostaram mais. Faça o teste e comprove os resultados!

6. Participe de grupos

Os grupos de Facebook são excelentes alternativas para divulgar o seu negócio e dialogar com os potenciais clientes. Para isso, basta escolher um grupo que esteja alinhado ao seu segmento e participar ativamente.

No entanto, é preciso tomar cuidado para não ser aquele chato que só faz propaganda. Você deve postar conteúdos relevantes e solucionar as possíveis dúvidas que surgirem. Assim, você evita ser banido do grupo e não causa uma má impressão.

7. Estude os melhores horários para postar

Quando uma agência decide fazer um comercial para a TV, é feita uma pesquisa para saber qual o melhor horário com base no público-alvo do anunciante. Com as redes sociais, não deve ser diferente.

Grande parte dessas plataformas conta com uma ferramenta exclusiva que mostra seus horários de pico. O gráfico pode variar dependendo do perfil dos seus seguidores, mas isso não significa que você precisará entrar no horário X para publicar o conteúdo: basta agendá-lo e a atualização é feita automaticamente.

8. Impulsione suas publicações

Nem sempre as pessoas vão te encontrar de forma orgânica. Dessa forma, impulsionar as publicações é algo fundamental para aumentar o seu alcance. Felizmente, a flexibilidade de investimento nas mídias sociais — em especial o Facebook — permite que você alcance um número considerável de pessoas sem precisar gastar rios de dinheiro.

A dica, nesse caso, é impulsionar aquelas publicações mais populares. Assim, as chances do público-alvo interagir com o conteúdo propagado aumentam significativamente. 

9. Insira imagens

Postagens com fotos e ilustrações costumam receber mais interações por parte dos usuários. Contudo, é preciso saber selecionar bem e não sair publicando qualquer imagem aleatória. Elas devem estar relacionadas ao seu segmento e acrescentar valor à empresa. Lembre-se de que, aqui, a qualidade é mais importante que a quantidade.

Há várias maneiras interessantes de utilizar as imagens ao seu favor, como:

  • postar fotos dos bastidores;

  • mostrar seus produtos novos ou populares;

  • adicionar imagens com frases motivacionais;

  • ilustrar os conteúdos escritos.     

10. Adicione vídeos

Os vídeos nunca estiveram tão em alta quanto atualmente — podemos perceber essa tendência facilmente em nossas timelines. Até mesmo o Instagram, que nasceu como uma plataforma voltada para fotos, se rendeu aos conteúdos audiovisuais.

Todavia, é importante se atentar na duração. Vídeos muito longos costumam ter mais rejeições, enquanto os curtos são mais visualizados.

11. Publique constantemente

Agora que você já sabe as melhores práticas de marketing nas redes sociais, deve mantê-las sempre atualizadas. Sua presença precisa ser constante para não perder relevância.

É claro que, como dito anteriormente, a qualidade é mais importante que a quantidade. Entretanto, é necessário atualizar seu perfil ao menos uma vez no dia.

Esse número varia de acordo com a rede social — algumas suportam mais e outras menos publicações. O Twitter, por exemplo, costuma receber mais atualizações do que o Linkedin, que é voltado aos perfis profissionais.

Fazer marketing nas redes sociais é viável para empresas de todos os tamanhos e segmentos. Ao colocar em prática essas dicas, você poderá potencializar suas campanhas e alcançar o sucesso desejado. No entanto, vale lembrar que essa não é uma ciência exata, sendo fundamental mensurar os resultados e fazer testes constantes.

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