Nos últimos tempos, a maioria dos segmentos do mercado voltou suas atenções para as ações de merchandising que envolviam a web. Afinal, com a popularização dos smartphones e o aumento das redes de wi-fi, as pessoas estão cada vez mais conectadas com a internet.

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Mas a ascensão digital não deve esconder um fato: o marketing offline ainda pode ser extremamente eficiente! Muito mais antigo e experimentado, ele inclui algumas das estratégias que deram e continuam dando excelentes resultados há décadas.

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Ainda assim, isso não quer dizer que o marketing offline não tenha se modernizado: com as atualizações certas, dá para criar um grande impacto positivo nos clientes e melhorar os resultados de qualquer empresa.

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Quer aprender a fazer isso? Então confira o conteúdo a seguir e descubra as 8 melhores práticas para boas promoções no marketing offline!

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1. Conheça o seu público-alvo

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O primeiro passo para montar uma boa estratégia de marketing offline é conhecer bem o seu público-alvo. Afinal, é bem mais difícil fazer uma boa promoção sem saber as demandas e necessidades dos compradores, não é mesmo?

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E uma boa maneira de fazer isso é utilizar o cadastro de clientes que já viveram uma experiência de consumo do seu negócio. Com esse arquivo, você pode descobrir dados interessantes, como média de idade, localização, estado civil, gênero predominante, entre outros detalhes importantes.

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Se você achar que precisa ainda de uma amostragem maior, pesquisas e formulários podem ser muito bem-vindos. Nesse caso, o ideal é fazer perguntas simples e diretas, que forneçam exatamente as informações que contribuirão para lapidar a sua campanha promocional.  

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2. Defina os objetivos da campanha

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O passo seguinte é definir os objetivos que você deseja alcançar com a promoção. Por incrível que pareça, eles podem ser bastante variados e implicarão na adoção de estratégias e ações completamente diferentes.

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Nesse sentido, a melhor prática para quem está querendo vender um produto de uma coleção nova, por exemplo, pode ser consideravelmente distinta de uma para fidelizar o público ou para atrair novos clientes. Por isso, é fundamental definir seus objetivos com clareza.

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3. Escolha bem o tipo de promoção

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Com o objetivo bem definido, você já poderá determinar quais tipos de estratégias vai adotar.

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Se você deseja aumentar as vendas, por exemplo, a promoção progressiva é uma boa escolha. Grosso modo, ela consiste em oferecer um bom abatimento para quem levar uma quantidade maior de um artigo, naquele conhecido estilo de “leve 3 e pague 2”, ou algo que o valha.

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Outra ação que está cada vez mais popular é o cupom promocional, que é uma espécie de vale que reduz o preço de algumas mercadorias. Ele é fundamental para fazer com que compradores voltem à sua loja, e geralmente é fornecido para fidelizar clientes que já fizeram aquisições dos produtos da empresa.

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Por fim, há a promoção tradicional, na qual você oferece descontos percentuais para o grande público. Ela é perfeita para se livrar de mercadorias estocadas e abrir espaço no seu acervo, ao mesmo tempo em que chama a atenção de transeuntes e pessoas em geral.

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4. Calcule os custos da estratégia  

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Calcular os custos da estratégia de promoção escolhida também é essencial no marketing offline, afinal, a ideia é melhorar os resultados e não amargar prejuízos com as ações.

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Para isso, você deve planejar bem o percentual de desconto que pode oferecer e a quantidade de produtos que podem ser comercializados com essa margem de abatimento. As ofertas até podem ajudar a gerar receitas de caixa, mas lembre-se de esboçar com bastante antecedência possíveis gastos extras.

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Assim, é essencial contar com uma reserva financeira que banque o investimento necessário para encher o acervo, ou até mesmo para contratar a mão-de-obra temporária para atender ao desejado aumento de clientes.

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5. Estipule um prazo para terminar

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Muitos empreendedores caem no erro de não estipular prazos, mas o fato é que uma promoção de sucesso deve, imperativamente, ter data para começar e terminar. Quando ela se estende indefinidamente, as pessoas perdem o interesse e não se cria o famoso “senso de urgência” no cliente.

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Então, fixe um limite e cumpra-o, mesmo se as vendas estiverem como você sempre sonhou. Ao atingir os seus objetivos, comece a repensar suas ações e crie estratégias diferentes, de forma a sempre manter o interesse do público no seu negócio.

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6. Invista na personalização

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Outra maneira muito interessante de realizar o marketing offline é a personalização dos seus produtos. Essa é uma maneira estratégica de marcar presença e fazer propaganda de forma natural e duradoura, aumentando inclusive a identificação com a sua marca.

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Você pode, por exemplo, contar com embalagens personalizadas para todas as suas mercadorias. Nesse caso, elas devem reproduzir a identidade visual do empreendimento, e esse conceito deve estar presentes em caixas, sacolas e até mesmo bolsas de papelão.

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7. Escolha suas estratégias de comunicação

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Também é muito importante estabelecer as suas estratégias de comunicação. Até porque, pouco adianta criar uma promoção e não difundir os seus benefícios entre clientes antigos e novos compradores em potencial.

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Continuando com o foco no marketing offline, as formas mais tradicionais de fazer isso se dão por meio de panfletagem, propagandas de rádio e TV e anúncios em jornais ou revistas. A escolha vai depender, entre outras coisas, da definição do público-alvo, dos objetivos e, principalmente, da verba disponível para isso.

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Se os recursos forem mais robustos, uma boa tática é patrocinar eventos e acontecimentos na região, de forma a atingir em cheio o consumidor desejado. Nesse caso, analise os custos de cada ação e veja quais realmente valem a pena para o seu empreendimento.

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8. Aproveite a sazonalidade

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Por fim, não dá para pensar em estratégias que visem o aumento de vendas sem pensar na sazonalidade.

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Datas especiais são fundamentais para aumentar os números de transações nas mais diversas áreas do mercado, e algumas delas, como Natal, Dia das Mães, dos Pais e dos Namorados são excelentes oportunidades para fazer promoções.

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Portanto, fique de olho no calendário e invista na criação de ações temáticas voltadas para cada ocasião.

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Decore o ambiente em consonância com a sua identidade visual, monte boas vitrines, crie ofertas atraentes e tente se diferenciar no seu segmento. Se tudo isso for bem feito, você poderá colher excelentes resultados e, com certeza, o desempenho da sua empresa será excepcional!

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Enfim, essas são algumas das melhores práticas para boas promoções de marketing offline. Gostou de conhecê-las? Tem ainda alguma outra sugestão? Deixe-nos um comentário e divida com a gente!

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