A Internet trouxe muitos avanços importantes para os empresários. Entre elas podemos citar a grande facilidade para entrar em contato direto com o seu público.

Mas, por mais moderno que o marketing online se torne, o marketing offline nunca sairá de moda e sempre será importante.

Gostaria de descobrir por quê? Então continue lendo nosso artigo!

Entendendo o marketing offline

Com a popularização da Internet, tudo que ficou relacionado ao mundo da rede mundial de computadores passou a ganhar o adjetivo de “online”. Assim, temos as lojas online, os jornais online, os jogos online e milhares de outras coisas.

Do mesmo modo, as estratégias de marketing direcionadas para esse ambiente passaram a ser conhecidas como marketing online – enquanto as técnicas fora do âmbito digital se tornaram o marketing offline.

Portanto, podemos entender o marketing offline como sendo todo o diálogo feito por uma empresa com seus potenciais clientes fora do âmbito da Internet, através de quaisquer outros canais de comunicação.

É importante ressaltar que apesar do estigma de “velho marketing” colocado no marketing offline, ele não está nem um pouco ultrapassado. Pelo contrário: a importância do marketing offline pode ser vista todos os dias por todos nós.

Quer um exemplo? Vamos lá! Segundo uma pesquisa do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), cerca de 52% dos brasileiros fazem compras por impulso, movidos por estímulos nos pontos de venda – ou seja, no “mundo offline”, dentro de lojas, shoppings ou na rua mesmo.

Mais do que isso, cerca de 76% dos consumidores escolhem qual produto consumir já nos pontos de venda. Ou seja, se 3 em cada 4 pessoas saem de casa pensando em “comprar macarrão”, elas acabam decidindo pela marca no ponto de venda.

Por isso, é essencial que as embalagens dos produtos estejam otimizadas para garantir que serão capazes de atrair a atenção dos consumidores e de convencê-los a optar por esse produto e não pelos seus concorrentes.

Toda a estratégia de marketing pensada para convencer os consumidores nos pontos de venda se chama Trade Marketing e faz parte do marketing offline, que está cada vez mais modernizado e persuasivo.

Marketing offline e online trabalhando juntos

É importante abrirmos um parêntese aqui para explicarmos que a intenção desse artigo não é desmistificar o marketing online e nem inferir que o marketing offline é melhor do que o online.

Não se trata de uma estratégia ser melhor do que a outra, mas sim de não negligenciarmos nenhuma delas.

O ideal para qualquer empresa é ter um plano de marketing bem alinhado tanto nas estratégias online, como nas offline, dialogando com seus clientes de todas as formas possíveis.

Quer um argumento matador sobre a importância de integrar suas estratégias online e offline? Uma pesquisa da Forrester Researcher constatou que 79% das pessoas que recebem algum tipo de comunicação offline de qualidade, acabam por pesquisar pelo produto ou serviço online quando chegam em casa.

E mesmo que as pessoas comprem pela internet, o produto sempre será entregue pessoalmente, concordam?   

Ou seja, uma integração entre estratégias online e offline não só é algo recomendável, como extremamente necessário para aumentar ainda mais a eficiência de ambas as estratégias.

Boas práticas de marketing offline para sua empresa

Agora que já vimos como o marketing offline ainda é atual e necessário, bem como se faz necessária a sua integração com o marketing online, é hora de comentarmos sobre algumas estratégias e ações offline para pequenas e médias empresas.

Confira abaixo:

Cartões de visitas

Os cartões de visitação nas ações de marketing offline são extremamente importantes para qualquer tipo de empresa ou prestador de serviço.

Aliás, quem trabalha com a prestação de serviços e não possui um cartão de visitas está praticamente fadado ao fracasso.

Já as empresas que trabalham com produtos podem usar os cartões de visita para o que chamamos de B2B: bussiness to bussiness, ou seja, de empresa para empresa.

Muitas vezes é necessário construir network entre empresas de diferentes ramos para o firmamento de parcerias e outras estratégias.

Embalagens

Nós já mencionamos a importância do Trade Marketing no começo desse texto e podemos reforçar essa relevância aqui.

As embalagens dizem muito sobre o seu produto e podem se comunicar diretamente com o cliente, sem intermédio de plataformas ou outras estratégias. É importante saber selecionar as cores, textos e outros elementos da sua embalagem de forma a atrair os consumidores e vender mais.

Brindes e amostras grátis

Brindes funcionam como estratégia de marketing em duas vertentes:

A primeira é a mais famosa: oferecer brindes para os seus consumidores diretamente e deixar que eles testem seu produto e vejam sua qualidade. Principalmente para que aqueles consumidores que não conhecem o seu produto, possam vir a conhecê-lo.

A segunda vertente é uma perfeita integração entre offline e online. Ao oferecer brindes e amostras para pessoas famosas na internet, por exemplo, o público consumidor passa a conhecer seu produto através dos olhos de outras pessoas.

Ações em eventos

Outra boa estratégia para fazer com que seu produto fique conhecido e ainda consiga atribuir algum valor, é participar de diversos eventos.

Um dos exemplos mais famosos de participação de marcas em eventos é através de patrocínios (de filmes, de eventos em si, de clubes de futebol, etc.). Também é possível participar como expositor em exposições e feiras, permitindo que uma grande fatia do público passe a conhecer seus projetos e produtos.

Mala direta

Apesar de já bem tradicional, o uso da mala direta ainda é uma maneira muito útil de conectar possíveis clientes, especialmente se for feito com criatividade e competência.

Lembre-se de que as pessoas não gostam de receber publicidade em casa, mas estarão dispostas a dar uma chance se a sua publicidade for criativa e agregar valor a elas.

Um exemplo simples:

Imagine que você é dono de uma pizzaria. É possível que você possa entregar um panfleto com uma promoção no valor da pizza (agregando valor e interesse ao cliente) e com a possibilidade de consulta do cardápio online (integrando online e offline).

Outdoors

Outdoor, placas e outros tipos de anúncios visuais na rua são grandes meios de se promover seu produto ou serviço em uma cidade bem populosa e movimentada.

Normalmente, esse tipo de estratégia é utilizado para quem quer agregar valor à sua própria marca, especialmente porque o formato não permite uma comunicação muito elaborada ou detalhada.

Por isso mesmo, o segredo para aproveitar bem esse tipo de estratégia é ser sucinto e visual.

Jornais e revistas

Apesar da queda de audiência, jornais e revistas ainda representam uma ótima maneira de entrar em contato com o seu público-alvo.

Pagar um anúncio na seção de classificados de um jornal de grande circulação é acessível para a maioria das empresas, embora pagar anúncios de folha inteira em revistas especializadas seja incrivelmente efetivo para quem está começando agora.

Como deu para ver, o marketing offline apresenta diversas opções de ações para as empresas se destacarem e se tornarem conhecidas pelo público, conseguindo assim fechar mais negócios.

O que você achou dessas estratégias? Conte pra gente nos comentários abaixo