O marketing sazonal trabalha com uma série de ações estratégicas para conquistar o público e aumentar as vendas em períodos específicos, como o Dia das Mães, o Dia dos Namorados, Natal, Páscoa e até períodos mais longos, como o verão e o inverno, por exemplo.  

Entretanto, ao mesmo tempo em que a sazonalidade gera uma excelente oportunidade de alavancar o negócio, é preciso desenvolver um bom planejamento para se destacar entre os concorrentes e conquistar a preferência dos consumidores, já que várias empresas aumentam os seus esforços em marketing em datas específicas.

Por isso, o marketing sazonal merece uma atenção exclusiva, principalmente porque pode trazer grandes picos de vendas e fortalecer a sua empresa.

Se interessou pelo assunto e acha que esta pode ser uma excelente oportunidade para o seu negócio? Então confira as dicas que preparamos para que você faça da sazonalidade uma poderosa aliada. Acompanhe! 

1. Escolha as datas com antecedência

Um dos grandes erros de quem pretende desenvolver ações em datas específicas é deixar tudo para a última hora. Não adianta ter uma boa ideia ou lançar promoções para cada data comemorativa se você não tiver um planejamento. Esta atitude pode ser um verdadeiro tiro no pé e pode fazer o seu negócio perder clientes e dinheiro.

Para evitar esses problemas, escolha com antecedência as datas em que a sua empresa desenvolverá ações de marketing sazonais. Desta forma, será mais fácil elaborar o planejamento, conseguir bons fornecedores e criar uma campanha atrativa e que se destaque em meio à concorrência.   

Além disso, seja bem criterioso ao definir o seu calendário de ações, pois investir em todas as datas comemorativas pode tornar a imagem da sua marca cansativa e saturada. Por isso, selecione os períodos que têm mais pertinência ao seu negócio. 

2. Defina a mensagem de cada campanha

Cada data comemorativa ou época do ano tem públicos distintos e apelos diferentes. Por isto, você deve fazer pesquisas e definir com cuidado a abordagem e mensagem que utilizará em cada campanha.

Para atingir os seus objetivos, você precisa pensar nas emoções e sentimentos que deverão ser transmitidos, ressaltando o quanto o seu produto pode tornar um determinado momento melhor ou mais feliz.

Por exemplo, para o Dia das Mães você pode reforçar a importância da união entre mãe e filho e, neste contexto, mostrar como o seu produto ou serviço pode contribuir para estreitar a relação.

O importante é sempre desenvolver uma mensagem criativa, direcionada e diferente, e não apenas aumentar a quantidade de anúncios em épocas específicas.    

3. Faça parcerias com os fornecedores

Ao fazer o planejamento e escolher suas datas com antecedência, você terá a oportunidade de conseguir melhores parceiros e até mesmo negociar preços mais atrativos.

Neste sentido, ter uma boa parceria com os fornecedores vai trazer mais segurança para as suas campanhas de marketing sazonal, uma vez que você precisará aumentar a produção e garantir que os produtos estejam disponíveis ao público durante todo o período.

Portanto, não deixe de buscar parceiros desde cedo para garantir a efetividade e sucesso das suas ações sazonais.  

4. Tenha embalagens personalizadas

Quanto mais personalizada é a sua mensagem, mais chances você terá de conquistar os consumidores em datas específicas. E, desta maneira, detalhes importantes, como as embalagens dos produtos, podem fazer toda a diferença. 

Assim, para encantar ainda mais os seus clientes, invista em embalagens temáticas, adequadas a cada data comemorativa ou momento em que você fará a sua campanha. No Dia dos Namorados, por exemplo, tem muita gente que adora receber presentes que vêm dentro de caixas de coração, decoradas e cheias de romantismo.

Por isso, utilize as embalagens como uma oportunidade de conquistar mais pessoas e aumentar as suas vendas. 

5. Planeje o estoque de produtos

Um dos grandes erros das empresas que trabalham com marketing sazonal é a falta de preparo e descuido com os seus estoques, deixando o público na mão e fazendo com que eles tenham uma percepção negativa da sua marca. 

Para evitar que isso aconteça, faça, com antecedência, uma estimativa do quanto será preciso produzir para não faltar produto em cada data especial. Para isso, considere dados do ano anterior, verifique as perspectivas de vendas atuais e deixe tudo alinhado com os seus objetivos e metas de crescimento. 

Garanta que o seu produto esteja disponível em todos os pontos de vendas, proporcionando fácil acesso aos seus clientes. 

6. Realize promoções

As datas especiais são ótimas oportunidades para criar promoções direcionadas e que tenham grande participação do público. Além disso, quando você oferece alguma vantagem ou premiação, as pessoas tendem a ficar mais interessadas e sentem desejo de fechar a comprar com a sua empresa. 

Para ter sucesso, pense em promoções criativas e que tenham pertinência com o público-alvo em questão. Voltando ao exemplo do Dia dos Namorados, você pode sortear viagens românticas para quem adquirir os seus produtos. Já no Natal, pode dar prêmios em dinheiro para as famílias gastarem como quiser.

Neste caso, o mais importante é ser diferente dos seus concorrentes e desenvolver dinâmicas que chamem a atenção do público naquela época.   

7. Mensure os resultados

O último passo para garantir que o marketing sazonal seja sempre seu aliado é mensurar os resultados de cada campanha. Neste sentido, é importante que você compare com dados anteriores, verifique se a meta de vendas foi atingida e por aí vai. 

Desta maneira você poderá descobrir o que deu certo ou errado, além de ter a possibilidade de fazer ajustes e desenvolver estratégias mais assertivas nas próximas vezes. 

Também é o momento ideal para saber se todo o investimento que foi feito teve retorno, se você poderia ter arriscado ou segurado um pouco mais e assim por diante. 

Gostou de saber como esta estratégia pode conquistar os clientes e aumentar as suas vendas em períodos específicos? Se você incluir todas as dicas em seu planejamento, certamente as suas ações de marketing em datas comemorativas terão excelentes resultados. 

E agora que você descobriu as vantagens de investir em marketing sazonal, que tal aproveitar o momento para assinar a nossa newsletter? Assim, você terá sempre conteúdos tão interessantes e atualizados quanto este. Você não vai se arrepender!