As empresas investem muito para manter seus produtos atualizados e atrativos para o público. E, na maioria das vezes, o aspecto de maior influência nesse sentido é a embalagem do produto.

Ela é responsável por acionar o sentido mais utilizado pelo consumidor em compras: a visão. Por isso, investir em uma embalagem de maneira planejada pode fazer com que as vendas aumentem exponencialmente. E existem vários exemplos para comprovar isso.

Porém, nenhuma marca sobrevive durante muito tempo utilizando um mesmo estilo —  com conceito, materiais e design específicos. Em algum momento, toda empresa passa pela necessidade de se reinventar para produzir uma nova embalagem.

No artigo de hoje, vamos explorar as razões que levam a uma decisão como essa, os benefícios trazidos por uma nova embalagem e como passar por todo o processo. Confira!

Por que criar uma nova embalagem

Empresas que trabalham com produtos físicos passam, de tempos em tempos, pela necessidade de desenvolver e atualizar suas embalagens. Isso acontece por uma série de motivos, a depender do setor, do público e até mesmo das tendências mundiais.

Um exemplo disso é a crescente preocupação da sociedade com as questões ambientais. Cada vez mais em evidência, a sustentabilidade se transformou em uma bandeira de muitas organizações. Estas desenvolvem produtos  e suas respectivas embalagens  que possam demonstrar o engajamento ambiental.

Outro motivo comum para a criação de uma nova embalagem é simplesmente uma atualização visual. O objetivo é tornar a marca mais atraente e chamativa para os consumidores, que encontram cada vez mais opções de produtos nas prateleiras. Se compararmos os produtos de meados do século com os atuais, veremos uma tendência geral de simplificação das embalagens, com desenhos mais clean.

As grandes marcas também passam continuamente por esse processo. Quando há um rebranding, por exemplo, é obrigatório que as embalagens dos produtos também sejam readequadas à nova marca, a fim de seguirem a mesma linguagem visual.

A atualização de marca pode acontecer por vários outros motivos. Geralmente, as empresas passam por esse processo para que possam se adaptar às novas realidades impostas pelo mercado e atender as demandas do público. Cores mais atrativas, redesenho de logomarca e até mesmo mudança na visão da empresa são algumas das razões que levam ao rebranding.

O desenvolvimento de uma nova embalagem também pode surgir da necessidade de se adequar as informações sobre o produto. O que muitas empresas não pensam é na funcionalidade da embalagem como um meio de comunicação. Ao inserir detalhes, como o método de funcionamento ou até mesmo sugestões de receitas, seu produto estará contribuindo para uma melhor experiência do cliente, que ficará satisfeito e voltará a consumir.

Os benefícios de uma nova embalagem

Quando a empresa identifica a necessidade de se produzir uma nova embalagem para seus produtos e inicia esse processo, ela sempre tem em mente alcançar benefícios para sua marca. Entre os principais, podemos citar:

Manter a competitividade

Uma atualização nas embalagens, seja trazendo um novo design ou incorporando novas tecnologias, ajuda a fortalecer sua marca, mantendo-a competitiva perante os concorrentes.

Leve em consideração as ações das outras empresas do mesmo nicho: frequentemente, você verá produtos com novas embalagens, cada vez mais atrativas e funcionais.

Aumentar as vendas

Um redesenho de marca e embalagem costuma vir acompanhado de uma campanha de marketing para promoção. Se bem aproveitado, esse momento pode significar um impulso nas vendas, fazendo com que você alcance novos públicos e mercados. Caso o motivo da criação de uma embalagem seja uma mudança de nicho, nada melhor que aproveitá-lo para conquistar novos consumidores.

Fortalecer a marca

A ação de desenvolver uma nova embalagem pode estar ligada à necessidade de atualizar a “cara” da empresa. Em um PDV (ponto de venda), seu produto estará lado a lado com vários concorrentes. Logo, uma embalagem atualizada e bem planejada pode ser o diferencial que fará sua marca se destacar em meio a tantas opções. 

Renovar a imagem

Como falamos anteriormente, é comum que, de tempos em tempos, as empresas sintam a necessidade de passar por um processo de renovação da sua imagem. E isso inclui também a embalagem. Pequenas e médias empresas, por exemplo, precisam sempre inovar para se destacar entre grandes concorrentes. Nesse sentido, uma boa embalagem pode fazer toda a diferença na escolha pela sua marca, impactando positivamente o público.

O que levar em conta ao escolher uma nova embalagem

Existem diversas maneiras de se desenvolver uma embalagem ou de atualizar um modelo existente. Antes de tudo, é importante observar as tendências e acompanhar as mudanças do mercado para ficar por dentro dos novos recursos e tecnologias.

Geralmente, os aspectos que sofrem modificações com maior frequência são aqueles ligados ao impacto visual. Cores, design e tipo de material tendem a afetar diretamente os consumidores na hora da escolha pelo seu produto.

Hoje em dia, a tendência por cores mais chamativas vem crescendo. É possível observar, nos PDV’s, uma grande variedade de tonalidades nas prateleiras, sempre adequadas ao tipo de produto que está exposto. O design também ajuda nesse aspecto: embalagens inovadoras e personalizadas tendem a atrair mais a atenção do público, que busca itens diferentes do comum.

Finalmente, o tipo de material usado também influencia na escolha dos produtos. Como falamos anteriormente, a preocupação com o meio ambiente e a busca por sustentabilidade faz com que embalagens fabricadas com recursos recicláveis, por exemplo, tenham maior destaque nas prateleiras.

Sempre que possível, é interessante personalizar as embalagens. Seja de acordo com o público-alvo, seja pensando em alguma época específica do ano, os modelos personalizados garantem maior engajamento dos consumidores, aumentando a procura pelos produtos que investem nesse tipo de ação.

O desenvolvimento de uma nova embalagem se faz, muitas vezes, necessário às empresas. Readequar a marca, inserir informações ou atualizar a identidade visual são ações que podem levar ao processo de criação de uma cara totalmente renovada para os produtos.

Pensar na embalagem daquilo que você vende é pensar na impressão que o cliente terá sobre a sua marca. Por isso, nunca é demais investir em algo que possa atrair seu público e conquistar consumidores fidelizados. Se você tem esse tipo de preocupação, não deixe de entrar em contato para conhecer nossas embalagens personalizadas!