Por que investir em embalagens para cosméticos é tão importante?

De acordo com uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI), a embalagem dos produtos tornou-se um item com uma importância que vai além da proteção, servindo também para conquistar os clientes.

Por volta de 75% das empresas que investiram em design tiveram um aumento nas vendas. Além disso, 41% delas conseguiram reduzir seus custos. Com a embalagem para cosméticos não poderia ser diferente.

Outro fato interessante que o estudo constatou é que o consumidor, quando faz uma escolha entre produtos semelhantes, opta por aquele tem uma embalagem mais atraente. Mesmo assim, é importante ter em mente que, além de bonita, a embalagem deve ser de qualidade — senão você pode ter problemas com a sua marca.

Pensando nisso, separamos, a seguir, alguns pontos para você entender o porquê é tão importante investir em embalagens para cosméticos. Confira a seguir!

Afinal, por que investir em embalagem para cosméticos?

Já é de conhecimento geral que a primeira impressão é a que fica, certo? Então, é de suma importância que essa primeira impressão prenda a atenção do consumidor e o faça querer saber mais sobre os produtos e a empresa. Faça com que esse atributo, que muitas vezes acaba passando despercebido, seja o diferencial e agregue valor para sua marca!

A embalagem tem a capacidade de conquistar os clientes por criar uma conexão entre o consumidor e a marca. Isso acontece por ser o primeiro contato tangível entre os dois. Dessa forma, além de proteger o produto e conter as principais informações sobre ele, a embalagem carrega a missão de atrair e convencer o público da compra.

Para facilitar um pouco mais o entendimento sobre a importância da melhor escolha, reunimos os principais benefícios em investir em embalagens para cosméticos. Confira!

Protege e conserva o produto

Quando falamos em embalagens, uma das primeiras funções que vem na nossa cabeça é a proteção da mercadoria, que, embora pareça meio lógico, é um fator que não podemos deixar passar batido.

A embalagem é a maior responsável por conservar o produto, mas devemos levar em consideração que cada item precisa de uma embalagem específica que ofereça os cuidados necessários. Para produtos delicados, por exemplo, precisamos de embalagens mais rígidas, que mantenham as características do cosmético, e assim vai.

Temos que pensar em embalagens funcionais que, além da proteção, proporcionem facilidade no uso no dia a dia. De início, pode parecer uma coisa um pouco sem sentido, mas não há nada pior do que adquirir um produto que apresente dificuldades na hora do uso. Isso leva qualquer consumidor a não voltar a procurar uma empresa, independentemente da qualidade do produto em si.

Destaca a personalidade da marca

Ao escolher uma embalagem, você deve levar em consideração a personalidade da marca e a ideia que você deseja transmitir aos seus consumidores, pois como já comentamos, esse é o primeiro contato tangível do público com sua marca.

Quando falamos de uma loja física, o cliente precisa ser impactado de forma positiva no primeiro momento para que ele se interesse em saber mais sobre a mercadoria e as vantagens que ela tem a oferecer. Quando se trata de loja virtual, é necessário que o consumidor seja surpreendido ao receber o produto em casa.

Todos gostam de sentir a sensação de adquirir algo novo, principalmente quando o assunto é cosmético, pois, além da qualidade do produto em si, é importante manter uma relação de cuidado e carinho com seus clientes. Uma embalagem que carregue a personalidade da marca pode ser esse diferencial que sua empresa tanto procura.

Influencia na decisão de compra

Ao depararmos com dois tipos de produtos que ofereçam a mesma solução e tenham boa qualidade, é a embalagem que fará com que sua marca seja a escolhida. Existem muitos casos de empresas com produtos excelentes, mas que não recebam tanto destaque por não apresentar embalagens atraentes.

Querendo ou não, somos atraídos por itens que expressem bom gosto, criatividade, delicadeza ou qualquer outra característica que se encaixe com o estilo de vida que levamos. Por isso, cada detalhe pode fazer toda diferença na decisão de compra.

É necessário que você saiba unir a personalidade da sua marca com elementos diferenciados que façam os clientes se lembrarem de você.

Quais aspectos devem ser considerados ao escolher uma embalagem?

Além da função das embalagens e das vantagens que elas oferecem aos seus produtos e à sua marca, é necessário estar atento a alguns outros pontos que podem influenciar na hora de decisão de compra. Confira alguns que separamos para você!

Preocupação com o meio ambiente

Sabemos que cada dia mais os consumidores estão mais preocupados, principalmente quanto às questões ambientais. De acordo com uma pesquisa, quando eles sabem que um produto é feito de materiais biodegradáveis ou geram um impacto menor ao meio ambiente, eles tendem a ter preferência por ele.

Mais do que ser sustentável, é importante saber transmitir essa mensagem aos clientes: você pode informá-los por meio de um selo na embalagem e também nas redes sociais, mostrando que elas são eco-amigáveis.

Uma atitude sustentável que agrega valor à sua marca é fazer uma embalagem que seja reutilizável para outros fins ou mesmo que possa ser utilizada por mais tempo pelo seu consumidor. Existem pizzarias, por exemplo, que oferecem caixas de pizza que podem ser transformadas em quebra-cabeças.

Ocasiões especiais

Você também pode conquistar clientes em ocasiões especiais. Ofereça embalagens diferentes para aniversários ou outras datas comemorativas, como dia dos namorados, das crianças, das mães, Natal, etc. Essa é uma forma de ajudar o seu cliente a transmitir seus sentimentos para o presenteado.

Uma dica é oferecer ao cliente a possibilidade de adquirir um “pacote premium”, em que a caixa de presente é mais bonita e elaborada. Mesmo sendo mais caro, o cliente, muitas vezes, tenderá a pagar por isso porque enxerga valor no produto, já que é uma maneira de deixar o seu presente perfeito. 

Por fim, dê sempre a possibilidade de o cliente poder complementar o presente, com um cartão, bilhetinho ou simplesmente com o seu nome.

Agora que você já sabe das inúmeras vantagens em investir em embalagem para cosméticos, entre em contato conosco agora mesmo para conhecer nossas soluções para sua empresa!

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