Um desejo comum a todos os clientes, independentemente do tipo de negócio, é receber um bom atendimento. Esse é um dos principais fatores levados em consideração na hora de tomar a decisão de compra, representando o diferencial entre marcas que oferecem produtos similares, por exemplo. É por isso que vamos falar sobre a importância do atendimento para seu negócio neste post.

Nosso objetivo é mostrar que um bom atendimento tem grande impacto sobre o número de vendas e traz também benefícios em médio e longo prazo para qualquer empresa. Ficou interessado? Acompanhe os próximos tópicos!

Como um bom atendimento é capaz de impactar as vendas?

Dissemos na introdução que o atendimento pode ser o fator diferencial do seu negócio em relação a outros que ofereçam produtos e serviços semelhantes, e isso é muito verdade! Para comprovar, não é preciso ir muito a fundo nas pesquisas. Basta pensar na sua própria experiência como comprador e em como seu olhar mudou em relação a uma marca ou loja quando não foi bem atendido.

Um atendimento de qualidade é capaz de melhorar a experiência de compra de um cliente, pois demonstra a preocupação em atender à necessidade dele da melhor maneira possível, além de dinamizar todo processo de compra.

Isso não se restringe a oferecer o que é pedido de forma educada: tem a ver com acolher, ouvir, entender a necessidade dele e, assim, oferecer a melhor opção. Desse modo, seus clientes não farão apenas compras melhores, turbinando suas vendas, como também retornarão no futuro.

É possível agregar valor ao produto por meio do atendimento?

É claro que sim, e existem diferentes maneiras de fazer isso. De forma geral, o bom atendimento faz com que os clientes percebam maior valor no que estão comprando, uma vez que a compra vai além da aquisição de um produto e se torna o estabelecimento de uma relação com a empresa.

Isso porque a experiência do cliente ao ser atendido é um modo de informar os valores e princípios pelos quais aquela marca preza e se eles se alinham ou não com sua perspectiva. Além disso, existem maneiras de tornar seu atendimento extremamente personalizado, dependendo do ramo.

Por exemplo, tomar o cuidado de oferecer a um cliente fiel não só o que ele costuma comprar, mas também as últimas novidades adequadas ao perfil dele. Dependendo do nível de personalização, o atendimento em si passa a ser parte do produto, isto é, o valor que o cliente está disposto a pagar não diz respeito só ao item, como também ao serviço prestado.

Qual o impacto de investir em atendimento em médio e longo prazo?

Como já dissemos, investir em atendimento é maior do que simplesmente aumentar as vendas. Em médio e longo prazo, o serviço prestado com qualidade é capaz de produzir grandes impactos sobre a imagem de uma organização.

Portanto, quando a equipe de vendas e solução de problemas é bem treinada e orientada de acordo com os princípios da marca, essa imagem é reforçada cada vez que o cliente entra em contato com a empresa. Além disso, uma imagem positiva é fundamental não só para manter e atrair clientes, mas também para posicionar bem sua marca no mercado.

Compreendeu a importância do atendimento para seu negócio? Então não deixe de compartilhar as novidades que você aprendeu com seus amigos nas redes sociais! Até a próxima!