Marketing e publicidade não são a mesma coisa. A confusão é bastante comum, mas, na verdade, os termos são bem diferentes. O marketing consiste em toda a estratégia elaborada para atrair e convencer clientes a comprar produtos da sua marca. Ele aparece em várias formas, como o marketing de relacionamento, sensorial, de conteúdo, e assim por diante. É a base de uma estrutura, porém é a parte mais complexa, já que engloba todos os elementos.

Já a propaganda é o meio utilizado para transmitir uma mensagem e realizar a persuasão do cliente. Um outdoor, um anúncio na televisão ou uma publicação patrocinada nas redes sociais são exemplos.

Como um não existe sem o outro, já dá para compreender a importância de conhecer esses elementos. Para se aprofundar ainda mais, veja a seguir qual é o papel da propaganda em uma estratégia de marketing.

Qual é o papel da propaganda nessa estratégia?

Sendo o elemento que carrega a mensagem do marketing, a propaganda é um elemento que precisa ser utilizado corretamente. Ela é indispensável para os resultados do negócio e é importante nos seguintes pontos:

Fortalecer uma posição no mercado

A forma como a marca se comunica, os tipos de mensagem que transmite e a forma como faz o envio dessas mensagens vai ajudar a determinar o seu posicionamento no mercado. Uma boa propaganda pode ajudar a fazer a empresa se destacar, enquanto uma opção pouco estratégica pode não surtir os efeitos desejados.

O marketing, inclusive, é o responsável por mapear e planejar esse posicionamento. Porém, até então se trata de um mero desejo da empresa, que pode objetivar ser uma autoridade ou a líder de um mercado.

É com a propaganda que essa possibilidade se concretiza, de modo a firmar uma ideia junto ao consumidor.

Criar uma identidade

Esse posicionamento tem tudo a ver com a identidade da marca. Por meio da propaganda, é possível construir um estilo próprio para falar com o público e conseguir os resultados desejados.

Funciona assim: o marketing leva em consideração as características mais importantes a serem utilizadas, como linguagem e elementos, e a propaganda os coloca em prática. Com uma mensagem altamente direcionada e consistente, o negócio consegue se firmar com uma identidade própria.

Marcas mais jovens, por exemplo, normalmente têm uma identidade mais informal e dinâmica, construída por meio de peças leves e divertidas. Os clientes conseguem ver até no próprio estilo da equipe da empresa os produtos anunciados.

Criar um nicho

A junção da identidade e do posicionamento permite que a propaganda ajude na criação de um nicho. A questão é muito simples: não adianta tentar falar com todas as pessoas ao mesmo tempo, mesmo os seus clientes, porque isso dispersa esforços e pode ser pouco efetivo.

Em vez disso, vale a pena se focar em um nicho específico, com dores e problemas bem definidos, de modo que a empresa possa agir para corrigi-los. A ferramenta que transmite as mensagens do marketing permite exatamente isso, porque direciona as mensagens de modo a criar um nicho específico de atuação.

Expandir o alcance da marca

Também é papel dessa ferramenta garantir que a empresa consiga aumentar o alcance de sua marca. Com a mensagem sendo transmitida para um público maior, dá para chegar às pessoas que ainda não conhecem a sua marca e não sabem o que ela oferece, assim como para quem já sabe o que ela faz.

Isso gera novas oportunidades de negócio e faz com que outras estratégias de marketing, como a qualificação de leads ou o atendimento adequado, possam ser colocadas em prática. Nesse caso, o elemento de divulgação serve como um chamariz para os clientes, de modo a permitir que o marketing os convença.

Fixar a marca junto ao público

A repetição da mensagem, feita de maneira estratégica, é capaz de fixar a marca junto ao público. É por meio desse recurso de divulgação que a marca consegue fazer com que a mensagem ganhe força e se torne mais facilmente reconhecível pelo público consumidor.

Isso favorece o reconhecimento de marca em médio prazo e pode até mesmo colocar a empresa como uma opção top of mind — ou seja, a primeira a ser lembrada na hora da compra.

Inclusive, a fixação pode acontecer por causa da própria interação do consumidor. Uma propaganda pode incentivar um determinado debate ou mesmo pode viralizar, de modo que a mensagem se fixe.

Como usá-la online e offline?

Com a chegada do marketing digital, a ferramenta de promoção e divulgação não se limita ao mundo offline. Opções online existem em diversas formas, como links patrocinados nos mecanismos de busca.

Porém, o offline não pode ser desconsiderado, já que ele ainda tem um papel muito forte junto ao público. Por isso, na hora de fazer a propaganda online e offline o melhor é garantir que haja uma união nesse sentido.

É muito melhor ter uma estratégia integrada, de modo a explorar os dois canais de maneira simultânea. Eles não precisam ser concorrentes e, em vez disso, podem se complementar para criar um resultado ainda melhor.

Para tanto, o marketing precisa atuar de maneira estratégica, como é o esperado para ele. É necessário, por exemplo, analisar informações sobre o público-alvo. Como a persona pode variar no mundo online e offline, é importante garantir que as características de ambos os locais sejam conhecidas.

A partir disso, é necessário definir questões como linguagem, elementos a serem utilizados e objetivo. Sendo altamente versátil, o recurso de divulgação pode oferecer diversos resultados, como você viu anteriormente.

Uma vez que ela esteja em ação, essa estratégia de divulgação deve ter os seus resultados medidos, de modo a compreender o que faz mais sentido para o público e para cada meio. Com a atuação consistente, o negócio consegue resultados cada vez melhores.

O papel da propaganda em uma estratégia de marketing é muito importante, já que ele é decisivo para o sucesso de toda a abordagem. É graças a ela que o marketing consegue obter resultados como criação de identidade e de nicho, além de fortalecer a marca de uma maneira geral. Para tanto, é importante usá-la online e offline, preferencialmente de maneira integrada.

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