Uma loja de bolos é um tipo de negócio relacionado a momentos de comemorações, prazer e de alegria, que podem ser traduzidos em diversos sabores para atender ao gosto de cada consumidor. A procura por esses produtos costuma ser grande mesmo em tempos de crise. 

A dúvida de muitos, portanto, é: como montar uma loja de bolos e garantir a lucratividade? Assim como acontece em várias áreas, a criatividade é uma incrível e poderosa alavanca.

Vivemos em uma era na qual o mundo digital impera. Por isso, com disposição, competência e um ótimo aproveitamento da tecnologia disponível, é possível iniciar um grande negócio no segmento.

Uma loja de bolos pode fazer bastante sucesso, mas, para tanto, você deve atentar a alguns diferenciais — nesse caso, trata-se da qualidade dos produtos, das boas receitas e de um atendimento impecável. Confira, a seguir, os principais pontos necessários à abertura do estabelecimento. Boa leitura!

Investimento médio inicial

O melhor desse segmento é que não é preciso um investimento alto para abrir a loja de bolos. Além disso, trata-se de um negócio extremamente lucrativo, uma vez que a porcentagem que se tem em cada item é muito boa.

O investimento vai variar de pessoa para pessoa, dependendo da capacidade de produção, do quanto ela tem disponível, dos tipos de bolos que se quer montar e da localização. É possível montar um estabelecimento pequeno com R$ 20 mil, por exemplo.

Mas as lojas mais estruturadas exigem um investimento acima de R$ 100 mil. Logo, isso vai variar de acordo com o seu planejamento (por isso, é importante fazê-lo logo). O que importa mesmo é investir muito trabalho, esforço e dedicação — características indispensáveis.

Plano de negócio

Por mais que você não a veja assim, sua loja acabou de surgir. Para fazer com que ela dê certo e tenha uma base sólida, é o momento de sentar e preparar o planejamento. Esse passo funciona tanto para aqueles que vão abrir um negócio pequeno quanto para quem almeja uma grande loja de bolos. 

O tamanho ou o investimento que você fará não importa, pois o que vale é compreender que uma empresa com um planejamento tem muito mais chances de crescimento. Então, comece a pensar no seu negócio: em qual região ele está? Quem vai ser seu público-alvo? Qual será a capacidade de produção? O que você precisa comprar? Qual é o cardápio? Quem contratar?

São indagações como essas que precisam ser respondidas a partir de um plano de negócios. Tal iniciativa, sem dúvidas, ajudará você a ver a loja por inteiro, embora ela ainda não tenha saído do papel. Dessa forma, os detalhes relevantes não serão esquecidos, ao passo que os problemas podem ser notados antes mesmo de existirem.

Localização e estrutura

Certamente, você já ouviu dizer que aqueles que não se mostram não são vistos. Essa afirmativa é muito verdadeira! Escolher uma boa localização é uma ótima maneira de se mostrar. Afinal, de que adianta ter bolos incríveis se as pessoas nunca viram sua loja?

É por esse motivo que você precisa escolher um local onde seu público estará. De qualquer maneira, a regra básica para uma localização perfeita é o fluxo de pessoas: quanto maior ele for em frente à sua loja, mais chances você terá de fazer boas vendas.

Então, faça uma boa pesquisa na sua região e analise as melhores localizações para instalar a loja de bolos. A partir disso, avalie os preços e as opções antes de partir para a negociação.

Quanto à estrutura da loja, a dica é bem simples. O que é preciso pensar de início é se você vai vender para as pessoas levarem para casa ou se também vai investir em um espaço para que elas comam no estabelecimento.

De qualquer forma, a estrutura é bem fácil de criar. Serão necessários: uma cozinha (área para produzir os bolos), um depósito para os ingredientes e uma recepção (local onde os bolos serão expostos ao público). Nesta última parte, há duas coisas com as quais você precisa se preocupar mais: equipamentos e decoração.

Valor agregado ao produto

Não tem como não pensar em sabores no momento de montar uma loja de bolos, não é mesmo? O sabor de cada produto e a qualidade, é claro, são fatores que vão chamar a atenção dos consumidores.

Por isso, uma ótima dica é sempre pesquisar para inovar no seu negócio. De fato, o bolo tradicional é maravilhoso e vende muito, mas é preciso apostar também em novos formatos, cores e sabores.

Todos adoram uma novidade. Elas já bastam para chamar a atenção dos clientes (e essa é uma excelente jogada de marketing). Mas, obviamente, não se pode fazer isso de qualquer maneira: a grande sacada é criar uma oficina de testes com receitas diferentes.

Outro ponto a ser destacado é a opção de diferentes coberturas. Essa alternativa vai dar um toque bastante especial ao seu produto. Lembre-se de que deixar o cliente encantando com os produtos oferecidos é a regra principal para montar uma loja de bolos, afinal, caso você não se dedique a isso, todos os outros esforços serão em vão.

Vale frisar, ainda, que as embalagens são itens muito relevantes para agregar valor e garantir o sucesso do empreendimento. Então, invista em ótimas embalagens personalizadas, que vão proteger o bolo — já que se trata de uma das opções de doces mais frágeis — e valorizar o produto, posicionando sua marca no mercado e encantando os clientes.

Equipamentos essenciais

A parte da recepção da loja é bem simples, já que não há nada muito diferente que você precise adquirir. Trata-se de, basicamente, um telefone, estufas para a exposição dos bolos, um balcão, um computador com impressora, mesas e cadeiras (caso você queira que as pessoas comam na loja).

O investimento maior será feito nos equipamentos da área de produção. Entre eles, destacam-se:

  • geladeira;
  • fornos industriais (caso a produção seja alta);
  • freezers (horizontais e verticais);
  • batedeiras;
  • fogões;
  • liquidificadores;
  • panelas;
  • assadeiras;
  • utensílios de cozinha (copos, talheres, pratos, bandejas etc.).

Por fim, agora que você já sabe como montar uma loja de bolos, é importante destacar a maior dica para garantir o sucesso do negócio e ter lucratividade: persista! Não se esqueça de que, mais do que qualquer coisa, a persistência, o esforço, a dedicação e o trabalho constante são os responsáveis por levar as pessoas à conquista de seus sonhos.

O que achou deste artigo? Gostou? Então, que tal entender a importância dos tipos de embalagem para bolo e garantir mais sucesso nas vendas? Até a próxima!