Alcançar o sucesso com uma empresa — ou microempresa — não é para qualquer um. É preciso dedicação, além de muito tempo de pesquisa e prática para alcançar o lugar no panteão das grandes marcas brasileiras. Sabe como elas conseguem? Com as redes sociais para negócios locais.

Todas elas começaram de alguma forma e, hoje, são referência em relação ao público-alvo e ao segmento no qual atuam. Dessa forma, empresas de todos os tamanhos transformaram-se em verdadeiras estrategistas com as redes sociais.

Existe, porém, a crença de que é necessário um grande investimento ou muitos anos de dedicação para alcançar o mesmo sucesso. Ledo engano! Para que você aprenda um pouco sobre o assunto, desvendamos 10 segredos para alcançar o sucesso nas redes sociais para negócios locais!

1. Estruture o seu negócio on-line

Na verdade, este é um segredo mais do que conhecido. Nenhuma empresa estruturou seu negócio on-line sem se preocupar em torná-lo apto a receber visitas e efetuar vendas. É, por isso, que tal estrutura é fundamental, pois denota o primeiro acesso do visitante.

Como muitos dizem, a primeira impressão é a que fica! Por isso, se o seu negócio está engatinhando na internet, pesquise, contrate, analise e estude. Tenha uma estrutura ótima para atender à demanda desde o início.

2. Analise a concorrência

Analisar a concorrência na web é diferente de quando se inaugura uma loja física, pois a internet proporciona uma vastidão sem fim de concorrentes, que podem ser ou não do mesmo segmento. Por isso, a análise deve ser feita entre os principais sites e incluir os pontos físicos mais próximos de seu negócio.

Como pesquisar sobre a concorrência? No mesmo lugar no qual você quer estar: entre os primeiros links do Google. Por lá, você saberá da estrutura e do modo de atendimento de concorrentes.

3. Interaja com o público

Ao bolar uma estratégia para as vendas on-line, é necessário ter em mente que o público mudou e, hoje, ele comanda as próprias decisões, se transformando em mais críticos e exigentes. Por isso, é necessário que a sua empresa interaja o tempo inteiro com ele.

Fazê-lo se sentir especial é uma das demandas do Marketing 3.0, criado por Kotler. Se o guru mandou, a boa empresa obedece!

4. Promova sorteios e descontos para seguidores

Enquanto sua loja está crescendo e se tornando reconhecida do seu público, é necessário criar ainda mais vínculos com eles. Uma boa estratégia pode ser promover sorteios de produtos ou serviços, de acordo com o acesso e cliques.

Ou a sua empresa poderá dar descontos a quem curtir a página dela e interagir de determinada forma, como compartilhar com 10 pessoas o conteúdo ou algo do tipo. O sentido é estreitar o vínculo com os seus clientes.

5. Maximize cada rede social

Cada rede social possui suas nuances e características, que podem tornar o acesso do público ainda maiores, se respeitadas individualmente. Isso quer dizer que o Facebook possui as suas próprias características, como comentários, compartilhamentos e diferentes tipos de curtidas.

Por sua vez, o Instagram é mais dinâmico e, por meio de fotos e vídeos, a sua empresa pode estreitar os laços e se tornar ainda mais atraente com fotos promocionais e vídeos que mostrem o dia a dia dela.

6. Foque em conteúdo de qualidade

A regra da internet é originalidade. Isso quer dizer que, em meio a uma época na qual tudo se copia exacerbadamente, é claro que quem cria conteúdos de qualidade tem maiores chances de se tornar referência.

O reconhecimento, então, é a melhor saída para manter a empresa sempre acima de algo considerado mediano: a qualidade e originalidade de conteúdo, hoje, são aspectos pioneiros.

7. Incentive o meio físico

Se o seu negócio local está começando a se destacar na internet, que tal aproveitar o público para demonstrar como a experiência física pode ser igualmente gratificante?

Além de preparar todo o ambiente e manter a sua loja sempre impecável, a mistura de experiências entre os dois ambientes torna o público mais cativo, pois ele perceberá uma empresa completa e pronta para atendê-lo do jeito que julgar melhor.

Uma loja física é, sobretudo, o primeiro passo. Ela deve ser o complemento do e-commerce, multiplicando as chances de vendas e ampliando a experiência de cada consumidor.

8. Saiba qual a diferença entre texto, foto e vídeo

Como já foi estipulado, cada rede social possui as suas respectivas nuances e características. Porém, há uma diferença em algo que pode estar associado a todas elas: o tipo de postagem feita para se comunicar com o consumidor.

O texto costuma chamar para interação textual, o que significa maio nível de opinião, que pode ser difícil. Enquanto isso, a foto é dinâmica, chamando o visitante para um comentário somente se for estritamente interessante. Já o vídeo, a mais completa forma de disseminar informações, transforma todo o conteúdo em algo prático, porém, passível de tempo e tecnologia rápida.

9. Disponibilize seu negócio em aplicativos de GPS

Que tal, além de Facebook, Instagram, YouTube, WordPress e Tumblr a sua empresa ter destaque em aplicativos de GPS, como Google Maps e Waze? Acredite, para um negócio local isso fará toda a diferença!

Isso porque é possível incluir, nos mapas dos aplicativos citados, tanto a foto e localização quanto informações práticas, como descrições, fotos, vídeos e contatos.

Isso, para quem busca incluir o negócio local na internet, é literalmente uma mão na roda. Ou seja, quem passar por perto de sua empresa a notará instantaneamente.

10. Use as redes sociais como referência de sua empresa

Os segredos foram revelados e você tem em mãos diversas ferramentas para ampliar o leque de negócios de sua empresa. Mais do que isso, você a tornará reconhecida diante de seu segmento.

Porém, transformar as redes sociais para negócios locais pode ser não só uma estratégia, mas o próximo passo a ser dado antes que sua concorrência faça isso e, acredite, todos farão.

Agora queremos saber de você: o que achou do nosso conteúdo? Tem alguma dúvida ou quer deixar uma opinião? Comente e participe!