Mais do que conquistar novos consumidores para seus produtos e serviços, para se consolidar no mercado e manter um ritmo de crescimento constante, a empresa tem que investir na fidelização de seus clientes atuais. Manter o consumidor satisfeito é essencial para ter as vendas em alta e se tornar uma marca forte e reconhecida no mercado.

Entre as estratégias que ajudarão a fidelizar os clientes do seu negócio estão atendimento personalizado, investimento no pós-venda, construção de um relacionamento sólido com a ajuda de um CRM e aposta no marketing digital e no tratamento vip para consumidores fiéis. Confira o que você tem que fazer para começar a fidelizar clientes já:

Aposte no atendimento personalizado

É ponto pacífico que oferecer um bom atendimento é essencial para qualquer empresa se manter no mercado. No entanto, há divergências sobre o que seria realmente um bom atendimento.

O que funciona para um cliente na hora da abordagem, por exemplo, pode não funcionar para outro. Por isso, para fidelizar clientes e fortalecer sua marca no mercado, é preciso investir em um atendimento personalizado e adaptado às necessidades, desejos e perfil de cada cliente. Nesse sentido, é importante ter sensibilidade, buscar ler as respostas do consumidor às suas investidas e adaptar seu atendimento a ele.

Há pessoas que preferem receber mais atenção na hora da venda. Outras, por outro lado, gostam de ter liberdade para escolher o que desejam sem serem perturbadas. Respeite o perfil do seu cliente, personalize seu atendimento e o adapte às necessidades e desejos do consumidor. Com isso, você vai aumentar consideravelmente suas chances de, além de fechar a venda, fazer negócios com aquele cliente novamente.

Surpreenda o cliente

Quem não gosta de ser surpreendido positivamente durante ou após fazer uma compra? Tenha isso em mente e vá além de oferecer um preço competitivo e um bom mix de produtos e serviços. São diversas as formas que você tem de surpreender o cliente e agregar valor ao que você vende.

Uma loja de sopas delivery, por exemplo, pode oferecer uma sobremesa de brinde no primeiro pedido. Uma academia pode dar de presente uma bolsa de ginástica no ato da matrícula. Independentemente do segmento de atuação da sua empresa, é essencial buscar ir além do básico, mimar o seu cliente e oferecer para ele algo que certamente ele não espera. Consumidor bem tratado é, com certeza, um consumidor fidelizado.

Use os canais digitais a seu favor

O advento da internet e, consequentemente, do marketing digital, oferece oportunidades de ouro para empreendedores de todas as áreas. Investir em um site é uma chance de aumentar sua presença e ser facilmente encontrado pelos clientes. Criar um perfil em redes sociais como Facebook, Twitter e Instagram é uma forma de divulgar novidades sobre sua empresa e, ainda, de manter um canal aberto com seus compradores.

Para fidelizar clientes, é fundamental usar os canais digitais de forma sábia, ou seja, aproveitar a agilidade que eles oferecem e não deixar nenhum comentário, elogio ou, até mesmo, reclamação sem resposta. É importante ainda buscar atualização constante, principalmente em seus perfis nas redes sociais. Use os espaços para postar novidades, promoções e tudo mais o que for interessante em relação a sua marca.

Trate os clientes VIP de forma especial

Os consumidores que sempre compram com você e/ou costumam fazer grandes pedidos devem ser tratados de forma ainda mais especial. Para esses consumidores, vá além do brinde e do mimo e ofereça algo realmente personalizado e surpreendente.

O VIP deve ser sempre o primeiro a saber dos lançamentos da sua empresa e até mesmo receber um produto ou serviço de cortesia em uma data especial, como seu aniversário. Ele deve ter os maiores descontos e tudo mais o que for necessário para reforçar sua importância para a empresa e mostrar como ela valoriza tê-lo como cliente.

Invista no pós-venda

Para fidelizar clientes é importante ir além da venda. É preciso criar um relacionamento e saber como foi a experiência do consumidor com a sua marca mesmo após a compra do produto ou serviço. A melhor forma de fazer isso é investindo em um pós-venda forte.

Crie uma rotina de ligar para o cliente após uma compra para saber se ele ficou satisfeito com o produto ou serviço. Caso ele expresse alguma insatisfação, não deixe de procurar entender qual foi o problema e, se for o caso, oferecer algum tipo de cortesia para compensar a experiência ruim que ele teve com aquela compra específica.

Cuide da apresentação da marca

Embalagem bonita, marca bem acabada, espaço físico agradável e convidativo. Fidelizar o cliente também passa por cuidar da forma como a sua marca se apresenta no mercado. Por isso, é importante realizar investimentos nesse sentido, criando um site bonito e responsivo, uma identidade visual forte, materiais de comunicação profissionais, uniformes para vendedores etc.

Esteja sempre presente

A fidelização de clientes passa por estabelecer um relacionamento sólido com eles. Uma ferramenta que pode ser de grande valia e ajudar a criar essa relação é o CRM (Customer Relationship Management), software que permite armazenar o máximo de informações possíveis sobre cada consumidor.

Com a ajuda desses dados, você pode implementar estratégias como sempre enviar um e-mail marketing no dia do aniversário do cliente, mandar newsletters semanais, enviar alertas quando itens que ele costuma comprar entrarem em promoção etc.

Para o consumidor sempre lembrar da sua empresa e, claro, voltar a comprar nela, é fundamental que ele lembre que ela existe. Por isso, não deixe de estar sempre presente na vida do cliente, seja de forma presencial ou virtual.

Coloque em prática essas estratégias e veja que, ainda melhor do que conquistar novos clientes, é conseguir aumentar as vendas com a fidelização de pessoas que já compraram com você. Fidelizar clientes ajuda a manter sua marca forte no mercado e aumenta sua visibilidade. É muito mais barato manter um cliente antigo do que direcionar todos os investimentos da sua empresa para a conquista de novos consumidores. Aposte na prática de fidelização e veja sua marca deslanchar!

E você, tem mais alguma dica para fidelizar clientes? Conte pra gente nos comentários!