Você é dono de empresa, mas ainda possui muitas dúvidas sobre marketing e vendas? Antes de mais nada, é vital saber que a criação de embalagens personalizadas é uma das estratégias de marketing mais essenciais para empreendimentos.

As embalagens têm o poder de cativar clientes, melhorar o posicionamento da sua marca e, claro, aumentar as suas vendas. Além disso, quando se trata de épocas comemorativas, todos esses benefícios ainda são ampliados caso você seja capaz de desenvolver bons designs.

Está na hora de você saber qual a importância de utilizar embalagens personalizadas em datas comemorativas. Quer entender esses motivos, as consequências positivas que eles trazem e ainda conferir dicas para desenvolver embrulhos específicos para esses eventos? Fique ligado a seguir!

Por que utilizar embalagens personalizadas?

Apostar em embalagens personalizadas ainda não é a primeira opção de muitos empreendedores. Porém, essa ferramenta pode proporcionar diversos benefícios, além de ser uma das poucas capazes de tornar uma empresa conhecida no mercado. Confira a seguir quais são os motivos pelos quais você deve utilizá-la.

Reforçam a marca

O uso de um design personalizado em embalagens associado com a logo de um empreendimento faz com que a estética criada seja associada à marca e, consequentemente, reforça os conceitos em que ela é baseada.

Além disso, a identidade visual da marca acaba sendo propagada quando o cliente a exibe, tanto ao sair da loja física, quanto ao receber produtos em casa e postá-los nas redes sociais. Ou seja, é uma forma de realizar divulgação e ainda transmitir os conceitos da sua empresa.

Posicionam a marca

Ao desenvolver um projeto de embalagem personalizada, certamente você leva em conta toda a identidade visual da sua marca, os seus conceitos e também o espaço que ela ocupa no mercado. Sendo assim, ela pode ser uma das maneiras de comunicar a cultura que a sua empresa carrega.

É importante se preocupar com isso até mesmo porque, para muitos tipos de produtos, já existe uma certa cartela de cores ou até formatos de pacotes que são padrão. Utilizar a cultura da marca como uma inspiração para desenvolvê-los é indispensável para diferenciar seus produtos e sua empresa dos concorrentes.

Comunicam conceito

Citamos algumas vezes a importância de comunicar os conceitos e a cultura da sua empresa. Essa prática é uma das principais formas de torná-la conhecida e consolidada. Sendo assim, você já deve ter observado que as embalagens personalizadas te dão uma liberdade criativa muito grande para demonstrar esses conceitos.

Você verá que, além de influenciar na divulgação e posicionamento da sua marca, esse artifício também impacta diretamente no seu público-alvo, como será discutido no subtópico a seguir.

Fidelizam clientes

As embalagens personalizadas têm um grande impacto nos aspectos intangíveis que fazem um cliente se identificar com uma marca. Para isso, é ideal utilizar cores, formas, estilos, materiais, acabamentos e, principalmente, a linguagem certa ao desenvolvê-las.

Esse conjunto de informações precisa comunicar o estilo de vida que a sua marca vende para que você consiga cativar os seus clientes de uma forma efetiva.

Além disso, outra forma de criar esse relacionamento com os clientes é aproveitando para inserir informações novas. No caso, o ideal é apresentar aspectos importantes da sua empresa que são valorizados pelo público, como o uso de práticas de sustentabilidade.

São uma oportunidade de inovação

Se você tiver um conhecimento bem embasado sob os seus clientes você será capaz de aproveitar ainda mais os benefícios das embalagens personalizadas.

Analise formas de apresentar novidades para seu público por meio delas, levando em conta os gostos e necessidades dessas pessoas. Você pode apostar em diversas inovações, desde a proposta de um novo formato de embrulho até algum tipo de promoção.

De que forma elas auxiliam as vendas?

No tópico anterior você conferiu todos os motivos que tornam o uso de embalagens personalizadas uma prática importante. Certamente você percebeu que cada um deles tem o objetivo de tornar sua marca conhecida, fortalecer a imagem dela no mercado e conquistar um relacionamento com seu público.

Se a sua empresa for capaz de desenvolver caixas e pacotes bem elaborados, que cumpram com todos os alicerces citados, esses objetivos estarão cada vez mais perto de serem alcançados. A partir disso, cada um deles colaborará para a sua meta principal: as vendas. Afinal, é por meio delas que o seu negócio lucra, se mantém sustentável e pode crescer.

Tornar a sua marca conhecida confere mais confiabilidade a ela, e mantê-la forte no mercado a faz se diferenciar entre as demais grandes marcas. Ou seja, ela se torna uma marca consolidada.

A partir disso, por meio de um bom relacionamento e fidelização de clientes, sua marca construirá uma comunidade capaz de propagar cada vez mais a sua proposta. É esse senso de pertencimento que vai atrair cada vez mais clientes.

Como personalizá-las para datas comemorativas?

Agora que você entendeu a importância de desenvolver embalagens personalizadas, é importante saber o que precisa ser levado em conta no momento de realizar esse projeto para datas comemorativas específicas. Afinal, investir em embrulhos próprios para determinadas épocas do ano é importante para incentivar a compra. Confira as dicas que preparamos a seguir:

  • Faça um planejamento para todas as datas comemorativas que sua empresa pode utilizar ao longo do ano. Considere-as como uma oportunidade de inovação e implemente estratégias específicas para essas épocas. A partir desses conceitos, leve em conta que as embalagens personalizadas devem ser parte desse plano;

  • no momento de criação, invista em um design criativo que esteja relacionado a cada data. Aprofunde-se bastante para não fazer mais do mesmo e se esforce para disponibilizar algo que o seu público realmente achará ideal;

  • associe as caixas, sacolas e embrulhos com cartões que permitam que a pessoa que adquirir o produto possa escrever uma mensagem própria para quem deseja presentear. Ou ainda, coloque tags com frases chamativas e irreverentes nos pacotes;

  • essas épocas específicas do ano são o momento ideal para utilizar as ideias de formatos inovadores. Aposte em cores, formatos e materiais mais elaborados que sejam pertinentes à data em questão;

  • preocupe-se bastante com a qualidade do acabamento. Lembre-se que, geralmente, em datas comemorativas as pessoas adquirem produtos para dar de presente para alguém especial. Ou seja, com certeza os clientes serão ainda mais rigorosos ao observarem o acabamento do recipiente produto.

Você acaba de conferir a importância das embalagens personalizadas para melhorar suas vendas, e viu dicas práticas para desenvolvê-las em épocas comemorativas. Não deixe de continuar se aprofundando nesse tema para inserir essa ferramenta em suas estratégias.

Entre em contato com a Ideia Embalagens e confira ótimas soluções em embalagens personalizadas.