A rotina corrida, os empecilhos de cozinhar apenas para uma ou duas pessoas, a vontade de ter mais tempo para se dedicar a amigos e família são alguns dos fatores que levam cada vez mais pessoas a procurar uma alimentação rápida e de qualidade fora de casa. Nesse cenário, os estabelecimentos do setor de lanches vêm se destacando há alguns anos.

Muitos empreendedores têm considerado, por exemplo, investir em abrir uma hamburgueria. De acordo com o Sebrae, os restaurantes especializados em hambúrguer foram os que mais cresceram em percentual na cidade de São Paulo em 2015. Apesar disso, se engana quem pensa que não existe mais espaço no mercado para esse tipo de estabelecimento.

Na verdade, ainda há uma imensa gama de nichos dentro desse segmento — e, dependendo daquele que você quer atender, é possível sim inovar e se destacar em meio a concorrência. Então, se você tem pretensões de empreender nesse ramo, veja as 6 dicas que selecionamos para você abrir sua própria hamburgueria!

1. Faça uma pesquisa de mercado

Essa parece ser uma dica clichê, mas é fundamental fazer uma boa pesquisa de mercado antes de investir nesse tipo de estabelecimento.

No caso específico de se abrir uma hamburgueria, além de estudar a concorrência em geral e os dados de oferta e procura na sua cidade, pode ser interessante concentrar o foco do estudo em um raio territorial menor.

Isso porque, como dissemos na introdução, quem procura hamburguerias está em busca de rapidez e facilidade para se alimentar. Assim, é bom estudar o bairro e a região onde você considera instalar a sua loja, para saber se existe demanda, qual é o perfil dela e como o seu negócio pode atendê-la.

Mesmo que você planeje oferecer serviço de entregas, é importante saber se ele poderá atender ao público que você almeja em tempo hábil, por exemplo. Além disso, a pesquisa pode fornecer dados interessantes sobre o perfil do público local e isso será muito útil, como veremos a seguir.

2. Defina seu público-alvo

Selecionar o público é uma boa forma de trabalhar o diferencial do seu negócio em relação às demais hamburguerias.

Se o mercado dispõe de diversas ofertas desse tipo de produto, por exemplo, uma pesquisa vai lhe proporcionar a identificação de perfis de consumidores que ainda não estão sendo atendidos, ou que valem a pena o investimento em um estabelecimento personalizado para eles.

Restaurantes temáticos de séries, livros ou outros assuntos, ou que ofereçam um serviço diferente, como aluguel de jogos, ou especializados em comidas vegetarianas e veganas… — as possibilidades são muitas.

Além disso, a versatilidade desse tipo de produto permite que, mesmo que você abra um restaurante especializado em hambúrgueres de carnes nobres, por exemplo, ainda possa ofertar opções que atendam veganos. De toda forma, a definição do público será fundamental para a tomada de decisão certa nos próximos passos.

3. Invista em um cardápio atraente e inovador

Um cardápio inovador é essencial para o destaque de uma hamburgueria nesse mercado concorrido. O melhor é que essa dica pode ser aplicada de duas formas diferentes que, se combinadas, são ainda mais interessantes para o seu estabelecimento.

Uma das formas de montar um cardápio diferenciado é pesquisar ingredientes exóticos para o preparo dos sanduíches, testar receitas de hambúrgueres diferentes, trazer temperos e elementos que façam referência ao tema do seu restaurante — enfim, soltar a criatividade. Ainda assim, é sempre bom procurar manter o mínimo de características “tradicionais”, para que clientes mais conservadores não se assustem com o seu menu.

A outra forma se trata de inovar nos aspectos físicos do cardápio, em si. O design, as cores, os materiais, a forma como as opções são apresentadas aos clientes, os próprios nomes dos sanduíches — tudo isso merece atenção e um trabalho específico, para que seja mais um elemento diferenciado do seu negócio.

4. Faça uma decoração coerente com a proposta

Pensando no seu público e no que você planeja lhe oferecer com a sua hamburgueria, a decoração deve ser concebida de modo a acompanhar esse planejamento. Principalmente se o seu estabelecimento for temático, a ambientação é uma peça-chave para destacá-lo.

Caso ele não tenha um tema específico, mas seja especializado em determinado segmento, sua decoração deve ser coerente com o que esse público específico espera, ainda que trazendo elementos exclusivos, para garantir sua diferenciação.

Quer um exemplo? Se a proposta do seu estabelecimento é oferecer produtos artesanais, feitos de pessoa para pessoa, é interessante que os elementos que compõem a sua loja reflitam o mesmo pensamento. O mesmo serve para o atendimento, é claro.

5. Invista em embalagens personalizadas

As embalagens são outro ponto em que a sua hamburgueria deve investir para deixar clara a sua diferenciação em relação às demais. Tanto para delivery quanto para consumo na própria loja, as embalagens fazem parte de toda a experiência que você está propondo ao público com seu serviço.

Pense que a embalagem é o primeiro contato do cliente com o hambúrguer. Logo, ela deve refletir a singularidade do seu negócio, passar a imagem de qualidade e sabor e ser o elemento ápice da expectativa de saborear do consumidor.

Além disso, no caso do delivery, ela ainda deve ter tamanho e formato adequados para que o sanduíche chegue ao cliente apresentável, saboroso e quentinho, demonstrando o cuidado que a sua hamburgueria tem com ele.

6. Pense que você está oferecendo uma experiência completa

Você consegue perceber que todas estas dicas estão ligadas, certo? Seguindo todas elas, somadas ao investimento em um bom atendimento coerente com a proposta do lugar, você oferecerá ao cliente muito mais do que um hambúrguer — e isso é fundamental para se destacar no mercado hoje.

A experiência que você oferta ao cliente, desde os aspectos físicos da loja até os detalhes do produto e a forma de tratá-lo, são o que vai, definitivamente, construir o diferencial da sua empresa, atraindo, conquistando e fidelizando o seu público.

Enfim, abrir uma hamburgueria neste cenário, com uma infinidade de ofertas no setor, pode parecer um grande desafio para quem não pensa no processo estrategicamente. Contudo, a partir destas dicas, você é capaz de colocar o pensamento estratégico no centro desde o início, encontrando o melhor segmento para investir e se destacar no mercado!

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