Visibilidade online: veja por que sua empresa deve se preocupar

Você já teve a curiosidade de saber como anda a sua visibilidade online? Na era digital em que vivemos, a maioria das decisões de compra é feita com base em pesquisas pela internet. Com tanto conteúdo disponível no ambiente virtual, as pessoas passam muito tempo conectadas e acabam sendo influenciadas por tudo o que leem, ouvem e veem.

Essa nova realidade leva as empresas a se preocuparem com um melhor posicionamento na web, já que o público de interesse está lá o tempo todo. Por isso, existem muitas maneiras de conseguir audiência por meio de sites, blogs, vídeos e redes sociais.

Acompanhe o post e saiba de que forma você pode fazer com que a sua empresa apareça mais investindo em estratégias online. Vamos lá?

Defina bem os seus objetivos

Você já tem os objetivos concretos e bem definidos que quer alcançar antes de fazer um planejamento? Isso é essencial para implementar qualquer estratégia. Embora o mundo virtual esteja ao alcance de todos, para que o resultado surta os efeitos desejados, é necessário ficar atento a um plano bem estruturado, condizente com o seu ramo de negócio e tipo de clientela.

Feito isso, é importante adotar métricas e indicadores que representem os seus propósitos, assim você poderá monitorar todos os resultados e entender se está perto da sua finalidade ou não.

Lembre-se de que metas claras evitam desperdício de tempo e de recursos financeiros, e, além disso, facilitam a escolha da linguagem adequada à sua persona e a adoção dos canais de comunicação mais indicados para cada segmento de mercado.

Escolha os canais digitais adequados

Aproveite a grande vantagem que o marketing digital oferece com suas inúmeras alternativas de divulgação de informações e defina a melhor para o seu negócio. Você pode usar redes sociais, e-mail marketing, sites, blogs e outros.

Um dos pontos-chave da fase de planejamento é escolher sabiamente quais desses meios é o mais eficiente, portanto, seja coerente e esteja bem informado sobre as preferências do seu público-alvo em conjunto com as características da sua marca. É válido, ainda, fazer testes a fim de conferir o real desempenho de cada canal de marketing escolhido.

Invista no seu site

Quando a internet começou a entrar na rotina das pessoas, os sites ainda não tinham tanta relevância. Com o passar do tempo, todo mundo percebeu que estar na web poderia ser uma ótima ideia para estimular as vendas, e agora isso passou a ser uma necessidade caso você realmente queira ser visto e procurado.

Desde então, houve um boom de sites e blogs corporativos que viraram tendência. Hoje, esses canais são algumas das melhores ferramentas para atrair clientes. No entanto, nesse universo acessível a todos, como fazer para ser notado em primeira mão?

A resposta é a otimização das páginas para os buscadores online. Isso é feito pelos sites responsivos, de fácil acesso e simples navegação, e, principalmente, com um conteúdo relevante, útil e escaneável para que o seu público chegue mais perto de você por meio de plataformas como o Google, por exemplo.

Aposte nas redes sociais

Com um site bem feito, pronto para ser visitado por sua audiência, as redes sociais passam a funcionar como pontes úteis entre a marca e o público. Você pode apostar no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter, no WhatsApp, entre tantas outras, dependendo do seu segmento e do perfil de seus seguidores.

Essas plataformas são canais de comunicação e marketing muito eficientes quando usadas com inteligência e estratégia. Agregam valor à sua marca e garantem a tão sonhada visibilidade em seu nicho de atuação. Dessa forma, se o seu negócio ainda não pertence ao meio digital, repense essa questão e saiba que você pode estar perdendo espaço para a concorrência.

Estude o comportamento dos consumidores do seu produto e ganhe mais chances de alcançar os resultados almejados. Crie uma identidade visual coesa, acompanhe os passos da concorrência, use somente canais oficiais com uma linguagem adequada e adote o infalível bom-senso na hora de trocar impressões e comentários com seus seguidores e clientes.

Ofereça conteúdo relevante

E por falar em comunicação, a grande revolução no campo da interação virtual pode ser observada nas técnicas de marketing de conteúdo, que são responsáveis pela atração, interação e nutrição dos usuários das plataformas com informações pertinentes aos assuntos de seu interesse.

Invista um tempo para educar o público por meio de artigos, e-books, vídeos, infográficos, podcasts e outras maneiras de compartilhar conhecimento. Pesquise e descubra quais são as dificuldades, as dores, os anseios e as dúvidas das pessoas que visitam os seus canais digitais e, depois, trabalhe o conteúdo certo a respeito dessas questões.

Quanto mais elaborado e relevante for o assunto abordado, mais evidência terá a sua empresa. Isso é importante porque retrata as transformações do mercado, ou seja, as pessoas já não se conformam com a ideia de serem sutilmente induzidas à compra de um serviço ou produto. Elas desejam saber quais são as opções disponíveis, como funcionam e todos os detalhes possíveis antes de tomar uma decisão de compra.

Se você souber trilhar esse caminho até a preferência do cliente com uma boa comunicação, a sua presença pode chamar muito mais atenção e, com isso, alavancar as suas vendas.

Apareça no Google para visibilidade online

Toda empresa que opta pela via digital para posicionar melhor sua marca já conhece a importância de estar entre os primeiros resultados nas pesquisas online. Com isso, o Google acabou se tornando uma enciclopédia indispensável para o mundo moderno. Basta digitar uma palavra e uma torrente de respostas das mais variadas aparece para oferecer uma solução.

Mas, o que fazer para estar no topo dessa lista? Comece com um bom trabalho de SEO (Search Engine Optimization), que em português significa Otimização de Mecanismo de Busca. Isso nada mais é do que um conjunto de táticas para potencializar o posicionamento dos seus canais na web nas páginas de resultados orgânicos, resultando em conversões que podem ser geração de leads, compras, agendamento de consultas, envio de formulários etc.

As marcas que pretendem melhorar sua visibilidade online com a ajuda das ferramentas digitais precisam tirar proveito desse recurso, aliando todos os esforços mencionados nos tópicos anteriores.

Ficou claro como a visibilidade online pode ser útil para o crescimento da sua marca? Invista nessa ideia e lembre-se de que você precisa estar onde o cliente está. Para saber mais sobre este assunto, acesse o artigo que preparamos pra você e fique por dentro de tudo!

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